A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Raiva x perdão




"A emoção humana básica, que é a emoção básica do ego, é medo ou culpa. Não é raiva. A raiva é uma projeção da culpa e nunca é o problema. O problema real é sempre a culpa subjacente. A razão pela qual nos sentimos tão bem quando descarregamos a nossa raiva em cima de alguém é que naquele instante acreditamos que finalmente ficamos livres da nossa culpa. O problema vem na manhã seguinte, ou várias manhãs depois, quando acordamos e nos sentimos péssimos. Aí experimentamos a ressaca psicológica conhecida como depressão. Não sabemos de onde vem a depressão. Nós culpamos todo o tipo de coisas. Não nos damos conta de que a razão real da nossa depressão é nos sentirmos culpados pelo que fizemos com essa outra pessoa. Sempre que ficamos com raiva ou atacamos, nos sentimos culpados mais tarde. As pessoas falam de depressão como raiva não expressada. Em um certo nível, isso é verdade, mas embaixo da raiva está a culpa. O significado real da depressão é culpa ou ódio a si mesmo.
A coisa mais difícil em todo o mundo é responder ao ataque com perdão. No entanto, essa é a única coisa que Deus nos pede. É também a única coisa que Jesus nos pede. E, o que é bonito, ele não apenas nos deu o exemplo perfeito de como isso dever ser feito, mas permaneceu dentro de nós para ajudar-nos a fazer a mesma coisa. Não é possível respondermos assim aos ataques do mundo se não soubermos que há alguém dentro de nós que nos protege, nos ama e nos consola, pedindo que compartilhemos o seu amor com a pessoa que está nos atacando. Não podemos fazer isso sem a sua ajuda. E esse é o apelo que Jesus faz uma e outra vez em Um Curso em Milagres - que aceitemos a sua ajuda para perdoarmos".


Kenneth Wapnick - "Introdução básica a Um Curso em Milagres"


Texto compartilhado p/ Eliane.

2 comentários:

  1. Sem duvida que a ajuda de Jesus para perdoarmos é importante, pois nós humanos e imperfeitos, nem sempre estamos preparados para tal. Achamos mais facil projectar a raiva ou a culpa em cima de terceiros, sem pensar nas consequencias e nos nossos próprios erros.

    Gostei deste texto, bom para reflectir.
    Um beijo para ti Teresa, boa noite
    Isa

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Maysha.

    O Divino Mestre nos deixou a "dica" curativa na oração do Pai Nosso.

    "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"...

    Aprender a perdoar é libertador, pq na realidade é a nós mesmos q perdoamos...

    Grata por enriquecer este post.

    Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails