A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O CORPO FALA, GRITA E O CORAÇÃO SILENCIA


Quando o Professor Pierre Weil (1924-2008) - então responsável pela disciplina Psicologia Social da UFMG - lançou em 1986 o livro “O corpo fala”, fez-se aquele burburinho característico de novidade.

A “linguagem silenciosa da comunicação não-verbal” diz muito mais do que as palavras. É inconsciente e como tal foge a qualquer controle. Escapa e denuncia - muitas das vezes – contradizendo o discurso verbal. Não mente. Não é politicamente correta.

No livro, os autores (Pierre Weil e Roland Tompakow) usam a esfinge como uma metáfora para traduzir a linguagem corporal. As três partes mostram como o homem é dividido: o boi seria a referência para os instintos (lá iguais a “desejos”), o leão aos sentimentos e a águia estaria ligada aos pensamentos (consciência).

Escrevi - num comentário - que nesses tempos ando me ocupando mais do gestual e as diferenças existentes entre o Oriente e Ocidente. No Oriente, o gestual e atitude de cada um é mais importante do que sua fala. Alguém pode falar uma coisa, mas seu rosto e silenciosa ação demonstrar outra. No Ocidente, nos preocupamos em falar o politicamente correto e pronto. Encobrimos em palavras a linguagem manifestada pelo corpo. Uma fala que pode às vezes parecer sutil, como também pode até gritar. Isso durante todo o decorrer das nossas vidas nos mais diferentes tipos de relacionamentos humanos.

Segundo os autores, o homem só será equilibrado quando conseguir dominar os três animais dentro de si. Quando não dominamos nossos animais internos, somos devorados por eles, consumidos por excessos de desejos, emoções, pensamentos, e fanatismo religioso, desperdiçando nossa preciosa energia vital.

Para dominá-los, é preciso nos conhecer profundamente, para assim, aprender a lidar com cada um deles, de forma equilibrada. Domar um único animal é difícil. Que dirá as bestas, soltas, habitantes em nós!

Silencio com o escamotear doído das palavras - angelicais - escritas. Ser generoso não é entregar o que você quer, mas o que o outro quer. É um estado fronteiriço a ser roubado porque o outro outro quererá algo que você pode não estar disposto a dar. Quando eu quero ser boa com alguém do jeito como eu acho que favorece minha visão de mim ou dos outros acerca de mim, não estou ofertando, mas realizando um comércio. Truque humano. Essa categoria daquilo que você quer ofertar não se encaixa na grandeza da generosidade, mas numa mera extensão de suas vontades.Temos hoje pouca capacidade de distinguir entre um negócio e uma gentileza. Afeto não negocio. E que vivam em desequilíbrio minhas bestas interiores... (RR)

6 comentários:

  1. Tereza, amaaaada!
    Acabo de deixar, escrito, no Divã a minha alegria com sua visita. Ela me acompanhou até aqui e se fez companheira ao assistir/ouvir o vídeo abaixo.Disse a Dê, dia desses, que se pudesse, o meu desejo, nesse instante, era sair por aí andarilhando...peregrinando não por uma "terra prometida", mas por esse chão prometido que me habita (e a todos)e que estou forasteira!OBRIAGADA, mais uma vez por sua visita.
    Beijuuss, iluminados, n.c.

    ResponderExcluir
  2. Amaaada,

    A alegria é minha, por seu carinho e amizade.

    E fico feliz em ter sua companhia, nesta jornada para a "terra prometida", da qual na realidade nunca partimos...

    E quem sabe numa peregrinação terrena, possamos nos encontrar e "Tecer idéias, despertando no Divã"...rs

    Um beijo na alma.

    ResponderExcluir
  3. "Tecer ideias, despertando no Divã"

    AMEI!!!!

    Vamosssss???

    Bjo pras duas!!!

    ResponderExcluir
  4. Vc não podia faltar nestre encontro de hj...rs

    Podemos trocar para " Despertar no Divã p/ Tecer idéias"...ou ainda "No Divã para Tecer idéias, despertando"...ou ainda possibilidades infinitas para nomear este encontro...e quem sabe aumentar ainda mais esta rede...

    E caso decidam...é só dar as coordenadas de um certo "jardim" p/Rê...

    Beijos na alma...

    ResponderExcluir
  5. Afff que desse encontro...acho mesmo que será um reencontro,sai um livro! Não somos L.F.Veríssimo e Zuenir Ventura (Conversando sobre o tempo)mas instaladas nesse jardim por uns dias...degusto essa ideia pecaminosamente rsrs
    Beijuuss, iluminados, procês

    ResponderExcluir
  6. Ebaaaaaa!

    Ainda bem q vcs são excelentes "escribas"....na parceria eu forneço o espaço da reflexão, do aconchego p/ o corpo e alma e algumas idéias...rsrsrsrsrs


    Veeeeeenham.......há espaço na casa e no coração.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails