A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quando sente compaixão, você não comete erros.





Você só pode cometer um erro quando se esquece que a outra pessoa está sofrendo. Temos a tendência de acreditar que só nós sofremos, e que a outra pessoa está feliz por nos fazer sofrer. Quando achamos isso, fazemos coisas más e cruéis para magoar o outro. A consciência de que a outra pessoa sofre muito, ajudará você a ouvir profundamente. A compaixão se torna possível e você consegue mantê-la viva enquanto escuta. Agindo assim, você será um excelente terapeuta para o outro.

Talvez a outra pessoa seja muito crítica e diga palavras de acusação, mostrando-se amarga. No entanto, como a compaixão está em você, essas atitudes não afetam tanto. O néctar da compaixão é maravilhoso. Se você se empenhar em mantê-lo vivo, estará garantindo sua proteção. O que a outra pessoa diz não desencadeará raiva e irritação em você, porque a compaixão é o verdadeiro antídoto da raiva. Somente a compaixão é capaz de curar a raiva. É por isso que a prática da compaixão é maravilhosa.

Só é possível existir compaixão quando a compreensão está presente. Compreensão de que? O entendimento de que a outra pessoa sofre e precisa da minha ajuda.

[...]

A raiva é uma coisa viva. Ela brota e precisa de tempo para abrandar. [...] Quando você desliga um ventilador, ele continua a girar durante algum tempo antes de parar. A raiva também é assim. Não espere que a outra pessoa pare imediatamente de sentir raiva. Deixe que ela desapareça aos poucos, lentamente.

[...]

A paciência é a marca do verdadeiro amor. Se queremos amar, precisamos aprender a ser pacientes, tanto com os outros quanto com nós mesmos. A prática de abraçar a raiva requer tempo, mas, se você praticar durante apenas cinco minutos a respiração consciente , o andra consciente e abraçar sua raiva, poderá alcançar um resultado eficaz. Se cinco minutos não forem suficientes, leve dez. e se dez não bastarem, leve quinze. Leve o tempo que precisar.

[...]

Quando está chovendo, parece que não existe a luz do sol. Mas se ultrapassarmos as nuvens, veremos que a luz está sempre presente. Mesmo num momento de raiva ou desespero, nosso amor continua presente. Nossa capacidade de comunicação, de perdão, de sentir compaixão, ainda existe. Tenha certeza: somos mais do que a nossa raiva, mais do que o nosso sofrimento. Se você souber que tem dentro de si a capacidade de amar. compreender e sentir compaixão, não sentirá desespero quando chover. Você sabe que a chuva está presente, mas a luz do sol continua existindo em algum lugar e, quando a chuva parar, o sol voltará a brilhar. Se nos momentos de raiva você conseguir lembrar que os sentimentos positivos continuam dentro de você e da outra pessoa, saberá que é possível abrir caminho para eles, de modo que o que há de melhor em vocês volte a se manifestar.

Extraído do livro "Aprendendo a lidar com a raiva"

Thich Nhat Hanh

*Grifos do autor

Inspiração de um Livro garimpado num sebo, numa manhã de chuva , das minhas férias  , em companhia da minha amiga do coração Denise,  do blog Tecendo idéias, de onde trouxe a trascrição feita por ela.

2 comentários:

  1. Olá minha querida!!!


    Nossa que coisa mais linda!! A começar por esta imagem que nos faz pensar, refletir e muito, pois sábia Mãe Natureza...

    O ser humano tem realmente ainda muito o que aprender com os animais.
    Me emocionou profundamente, fiquei aqui um tempo observando essa imagem sabe.
    E já salvei aqui também, se me permite rs.

    Quanto ao texto acima, é a mais pura verdade. E hoje, no momento em que vivenciamos, o Amor e a Compaixão, são a 'única' saída.
    Que lindo....

    e claro, muito obrigada por você compartilhar desta beleza conosco, e também à querida Denise, 'dona' daquele sorriso lindo e encantador :)

    Beijos em seu coração, direto do meu minha querida!

    Lucy

    ResponderExcluir
  2. Lucy, minha querida amiga,

    Que visita maravilhosa....

    Realmente a imagem é especial...na minha opinião expressa c/ profundidade o conceito de compaixão...O texto tmb é maravilhoso e o livro é uma preciosidade, toques muito sutis, que nos fazem olhar p/ este veneno interno q poucos se atrevem a encarar...a raiva...

    Fique à vontade para levar o quiser...

    Quanto ao sorriso da nossa amiga...concordo plenamente...lindo e encantador como ela.

    Beijos de luz no seu coração

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails