A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

quarta-feira, 31 de março de 2010

O potencial tem de ser concretizado




O homem surge com todo o potencial de ser um Deus, mas permanece um animal, simplesmente porque se apega a energias cruas. Ele nunca tenta mudar essas energias cruas para uma forma mais refinada. Elas podem ser mudadas: a raiva pode virar compaixão — apenas precisa passar pela meditação —, a ganância pode virar partilha, a luxúria pode virar amor, o amor pode virar oração. No entanto, vivemos no último degrau da escada, vivemos onde nascemos. Nunca pensamos em nós mesmos como seres humanos potenciais. Subestimamos a vida, como se já nascêssemos inteiros, completos, perfeitos. Mas isso não é verdade. Nascemos com capacidade para ser perfeitos, nascemos com potencial para chegar ao pico mais alto. Mas é só um potencial — tem de ser concretizado. E para concretizá-lo precisamos de uma certa metodologia. Certa ciência é necessária, e é a ciência da meditação. Não é uma ciência complicada, é muito simples. Mas às vezes acontece que perdemos a coisa mais simples da vida. Perdemos o óbvio, porque estamos sempre olhando para longe. Somos sempre atraídos pelo distante, pelo longínquo, enquanto o mais próximo está sempre disponível. Quando você se voltar para dentro, ficará surpreso pelo fato de isso ser um fenômeno tão simples e, no entanto, de tamanha beleza — a maior alegria possível, o maior desabrochar possível. Como você pôde perder isso por tanto tempo? Você nem conseguirá explicar para si mesmo por que e como esperou tanto. E é um fenômeno que pode transformar todo o seu ser em outro.

Osho, em "Meditações Para a Noite"

Imagem por Eduardo Deboni

www.palavrasdeosho.co

2 comentários:

  1. Vc já se emocionou diante de palavras simples, óbvias, cheias da mais simples e tenra verdade? este texto fez isso comigo, Tere...a raiz de tudo, o princípio de tudo, tão perto...tão acessível...
    Eu ainda me surpreendo pela presença inquestionável desse potencial que se dispersa - e até se perde - quando não conseguimos captá-lo e fazê-lo concretude em nós, na vida...seríamos tão melhores se logo o descobríssemos...mas a tempo podemos descortinar essa maravilha interior e transformar emoções, pensamentos e sentimentos. E vibrar em uma nova freqüência energética que preenche mais do que toda ira, toda forma de mágoa e dor. Não é fácil, mas uma amiga muito querida me disse certa vez, que o impossível tb acontece, só demora um pouco mais...rs...imagine aquilo que é possível!!!

    Amei o texto...mais um que não permite que a gente ignore a mensagem que trás...
    Bjo imenso...

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise,

    O seu comentário me reportou a uma analogia sobre o despertar.
    Imagine vc durante anos num ambiente totalmente escuro, imagine q lhe colocassem, sem um período de "transição", diretamente sob um sol claro e ofuscante. O q aconteceria? vc seria ofuscada e não conseguiria ver nada.
    Porém, se alguém gentilmente fosse iluminando o ambiente aos poucos, no final de algum tempo sua visão seria totalmente restabelecida.
    É mais ou menos assim q ocorre com nosso "despertar" espiritual.
    Uma frase aqui, um texto ali, um comentário acolá e o "quebra cabeças" vai tomando forma.
    Somos "acordados" em doses homeopáticas...rs

    Um beijo de luz no teu iluminado coração.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails