A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A consciência espiritual cancela o ego



Abordagem sobre Cabala



Ao longo de toda a história da humanidade, religiões, filósofos e poetas deram os mais diversos nomes ao inimigo do ser humano: diabo, lúcifer, senhor das trevas, a besta, etc. Criou-se equivocadamente a imagem de uma entidade de pele vermelha, com rabo, chifres, que segura um tridente e vive no inferno. Na Cabala existe um único e real oponente do ser humano, ele é chamado: Satan. Satan, que em hebraico significa “o adversário”. Na verdade é uma palavra em código para o nosso “comportamento reativo” e nossa “má inclinação” movidos pelo ego. Esse adversário é invisível e vive dentro de nós. Para os hindus, Satan é chamado de MAYA (em sânscrito quer dizer “o que mede”). Para os psicanalistas é a “Sombra”.



O MAIOR TRUQUE DO SATAN FOI CONVENCER A HUMANIDADE DE QUE ELE NÃO EXISTE

Já vimos anteriormente que nossa verdadeira essência é o desejo (ou vontade) e que quando desejamos algo criamos um recipiente (ou receptor) em nós que deve ser preenchido pela Luz (ou Energia). Esse receptor é chamado de “Desejo de receber” que no Sistema Espiritual das Três Colunas fica na coluna da esquerda. Aprendemos também que com o Livre arbítrio (coluna central) podemos escolher se vamos receber a Luz para compartilhar com os outros (coluna da direita) ativando o circuito espiritual ou se vamos reter essa luz apenas para nós mesmos, causando um curto-circuito espiritual.

Esta ação de querer receber energia e reter apenas para si próprio é chamada na Cabala de “Desejo de receber somente para si mesmo”, e é esta justamente a natureza do Satan, uma força invisível dentro de nós, que quer que sejamos reativos, intolerantes, egoístas e individualistas, nos desviando apenas para o mundo da matéria física (Realidade do 1%) ao invés de seguirmos para a verdadeira realidade dos 99% restantes (mundo superior - espiritual). E ao introduzirmos cada vez mais cortinas (ou véus) da ilusão da dualidade entre estes 2 mundos, estaremos cessando o fluxo de energia entre eles, e assim, aumentando proporcionalmente a escuridão e o caos em nossas vidas.

LUZ (Unidade) x SATAN (Dualidade)

De acordo com a Cabala, duas estações de transmissão cósmicas – a Luz e o Satan – emitem sinais para os nossos cérebros. É uma batalha pela audiência da mente. Se pudéssemos aprender a distinguir quais pensamentos vêm da Luz e quais pensamentos têm origem no Satan, poderíamos recuperar o controle de nossas vidas. Um bom ponto de partida é o seguinte:





“Qualquer pensamento que seja imediato, alto e claro e que nos encoraje a reagir a uma situação é o Satan” (Mente racional e lógica – respostas automáticas e reativas vêm do Ego).





“Um pensamento que é dificilmente audível, uma voz fraca e quieta que emana dos recessos de nossas mentes, ele é canção da Luz. Ou se há um súbito clarão de intuição (inspiração), a transmissão está se originando também da Luz” (Mente intuitiva – respostas pró-ativas vêm da Luz).




Geralmente, não estamos em contato com a nossa intuição, e como resultado, o Satan consegue dominar as áreas da nossa mente a maior parte do tempo. Portanto, o segredo para tomarmos controle de nossas vidas é cortar o sinal do Satan. Quando paramos nossos impulsos reativos e impulsos egocêntricos (Desejo de receber somente para si mesmo), literalmente desligamos sua transmissão.

Algumas ferramentas práticas para combater o Satan: Discernimento (VIVEKA em sânscrito) para reconhecer a má inclinação, Oração, Concentração mental, Controle emocional, Meditação (busca do silêncio interior), Compartilhar com o próximo (caridade/compaixão/amor) e outras que poderiam se resumir a uma só: ao esforço espiritual (consciência de transformação) de SER UM COM DEUS (Nós e o Pai somos Um, uma única alma, a Unidade). Na cabala as palavras UM (Echad), AMOR (Ahava) e PREOCUPAÇÃO (Deaga), em hebraico, têm a numerologia 13. O número 13 representa a força acima da natureza universal, transcendendo o 12 que corresponde à fragmentação (12 signos do zodíaco, 12 tribos de Israel).



Uma das armas mais poderosas do Satan é a capacidade de nos confundir, fazendo-nos crer que sempre somos as vítimas de tudo que ocorre de errado conosco, colocando a culpa nos outros ou em agentes externos, quando na verdade, devemos ter sempre a consciência da existência da Lei do Carma (Causa e Efeito), que na Cabala é chamada de Lei do TIKUN (Correção ou Restauração), ou seja, tudo que acontece conosco (de bom ou ruim) é devido a uma ação preexistente (boa ou má) que nós mesmos geramos. Colhemos o que plantamos.

NUNCA COLOQUE A CULPA EM OUTRAS PESSOAS OU EM EVENTOS EXTERNOS.



VOCÊ É SEMPRE RESPONSÁVEL POR TUDO QUE ACONTECE EM SUA VIDA.

No Zohar (Livro do Esplendor) o Criador diz: “Abra para Mim uma pequena abertura, do tamanho do buraco de uma agulha, e Eu abrirei para você os Portões Celestiais”. O Criador quer nos dar tudo, só temos que nos abrir para receber.
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails