A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Insegurança



Por que o sentimento de insegurança nos assola a todos em algumas áreas? O que significa dizer "estou inseguro", independentemente do quanto nos esforcemos?
Sentir-se inferior, ou não suficientemente bom, significa que em algum lugar em nossas mentes existe o sentimento de não merecimento do amor a crença de que para merecê-lo precisamos fazer algo.
Muitos de nós se esforçam para fazer o que gostam, fazer tudo direito, servir ao próximo e, muitas vezes, descobrem que não foram valorizados pelas pessoas que escolheram servir. Normalmente isso faz surgir uma vontade de querer voltar atrás ou de abandonar tudo.
Crer no sacrifício, que está ligado ao não ser merecedor de amor, é bastante comum em nosso mundo. Não importa em que aspecto, todos temos a sensação de não estarmos suficientemente satisfeitos, seja materialmente, seja emocionalmente.
O Um Curso Em Milagres nos ensina que o sentimento de escassez é decorrente da sensação de estarmos separados de Deus e uns dos outros. As circunstâncias em que essa sensação de estarmos separados do amor existem não são importantes. O que importa é olharmos para os sentimentos despertados por elas. As críticas ou comparações em que estivemos envolvidos desde a mais tenra infância, confirmam a nossa convicção de que ‘tem algo errado em nós’. Esses sentimentos, que ainda residem profundamente dentro de nossas mentes, nos fazem crer que temos que nos esforçar muito para sermos aceitos pelas outras pessoas. Assim começa o martírio de tentar adivinhar o que podemos fazer, dizer, saber, para sermos dignos de sermos amados.
Essa busca infindável se prolonga por toda a existência se não for trazida à consciência a sua falta de fundamento. Nesse processo acontece um conflito inevitável: Parte da mente acredita que é incompleta, enquanto a outra parte, que se lembra que é um Filho de Deus, sabe que nada pode faltar em um Ser que foi criado por um Criador perfeito. Esta parte das nossas mentes compreende que somos seres abençoados, plenos e merecedores de todas as dádivas de Deus.
O resultado imediato desse conflito é a alta expectativa de sermos reconhecidos e compensados pelo que fazemos. No entanto, na grande maioria das vezes, sentimos como se os resultados de tudo o que fazemos fossem inexpressivos, ou, mesmo quando satisfatórios, não são duradouros: há a necessidade de sempre se fazer mais. Às vezes a mente diz que fizeram tudo de forma correta, mas o sentimento de vazio no coração lhes diz que não foi o bastante.
A verdade é que estamos presos a um movimento circular, condicionados a nos esforçarmos cada vez mais para conseguirmos determinados objetivos porque no fundo acreditamos que não somos merecedores de que coisas boas simplesmente aconteçam. Novamente, essa crença advém do sentimento de separação.
A parte da mente que acredita na separação é chamada de ‘mente errada ou equivocada’ no UCEM. Nós acreditamos que somos um ser separado e frágil porque nos identificamos com essa parte de nossas mentes. Entretanto, na realidade, não somos como acreditamos ser. Isso é apenas uma crença, um fragmento do sentimento de estarmos separados. Isso acontece porque nos voltamos tão inteiramente ao que a parte equivocada da mente diz, que fica impossível imaginar a existência fora dessa experiência. Acreditamos nela tão piamente que é esperado que certos condicionamentos ligados a essa crença se cumpram com a certeza de que mais cedo ou mais tarde seremos feridos por alguém que nos julga imperfeitos e não merecedores.
O que Jesus nos ensina no Um Curso Em Milagres é que essa parte errada de nossas mentes está ‘ativa’ apenas quando a atenção está voltada a ela. O Curso ainda nos diz que, para ouvirmos nossa mente certa, é preciso, antes, saber distingui-la da errada. A partir dessa distinção, que acontece com treino, escolher qual delas ouvir não será difícil.

Compartilhado pelo Grupo Mera

Imagem: Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails