A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Chá de semente de sucupira





Como fazer:



A Sucupira (Pterodon pubescens Benth e Pterodon emarginatus – espécies mais comuns) é uma popular planta medicinal, também conhecida como Sucupira-Branca, Sucupira-Lisa, Faveiro, Fava-de-Sucupira, Fava-de-Santo-Inácio, Sapupira, Supupira-do-Campo, Sebepira, Sebipira, Cutiúba, Macanaíba e Paracarana. A Sucupira de nome popular inclui a espécie Pterodon polygalaeflorus, além de espécies de outras cinco famílias botânicas diferentes, como a família Bowdichia: Bowdichia nitida e a Bowdichia virgilioides (Sucupira-Preta), que apesar de terem morfologias semelhantes, possuem frutos diferentes.

Sucupira: Propriedades, Indicações e Benefícios da Sucupira

A Sucupira possui ação anticancerígina, além de ser um ótimo tônico. A planta é utilizada no combate ao excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes.

O óleo volátil retirado da casca e das sementes, além de ser aromático, é muito utilizado no tratamento de reumatismo. Os tubérculos ou nódulos da raiz, também conhecidos como Batatas-de-Sucupira, são utilizados no controle do diabetes. Um estudo publicado também concluiu que os óleos essenciais das sementes de sucupira são úteis no combate de tumores de próstata.

Estudos comprovaram que as sementes de Sucupira da espécie Pterodon emarginatus possuem flavonóides, cumarinas, saponinas, triterpenos, esteróides e óleo essencial. No óleo da semente é encontrado elementos como o beta-cariofileno, substância química com atividade anti-inflamatória antibiótica, antioxidante, anti-carcinogênico e anestésico local, o que comprova as propriedades medicinais da Sucupira.

Como Fazer o Chá de Semente de Sucupira

Semente de Sucupira

Há vários métodos de preparar o chá da semente de Sucupira. Na primeira delas, as sementes devem ser partidas em cerca de quatro pedaço. Após ferver um litro de água por cerca de dez minutos, cinco sementes de Sucupira devem ser mergulhadas por cerca de um minuto na água quente. Deixar as sementes fervendo por cerca de dois minutos fortalecerá o chá, o que o tornará recomendado para casos de dores persistentes. Após ferver as sementes com a água, o chá deve ser esfriado e conservado na geladeira para consumo. Outro modo de preparar o chá de Sucupira consiste em ferver por cerca de 10 minutos em cerca de um litro de água alguns pedaços da semente ou casca.

O chá deve ser tomado com intervalos de algumas horas, intercalados com o consumo de água. A recomendação é de que o chá seja tomado preferencialmente fresco. O chá pode ser utilizado no tratamento de dores, vez que possui efeito analgésico e antiinflamatório.

A Tintura e o Extrato de Sucupira

A tintura de Sucupira é preparada através de seus frutos e usada na forma diluída, em mínimas quantidades, de 3 a 5 vezes ao dia. O extrato de Sucupira é normalmente vendido em cápsulas. O uso é indicado principalmente para casos de dor de garganta. O extrato também é utilizado para o tratamento de artrite, artrose, gota e reumatismo, além de aliviar dores nas costas e joelhos.

Sucupira: Efeitos Colaterais e Contra-Indicações

A Sucupira é considerada uma planta muito segura para o consumo e não possui contra-indicações. No entanto, algumas pessoas recomendam que o chá de Sucupira seja consumido por até quinze dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros quinze dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino. No entanto, não há suficientes estudos publicados correlacionados aos efeitos colaterais da Sucupira. Também não foi encontrada nenhuma contra-indicação quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura de Sucupira.

Curiosidades

A Sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore rústica com floração azulada, ocorre no cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. É uma árvore de porte médio. Sempre foi muito utilizada por tribos indígenas brasileiras, como é o caso da tribo Pataxós, incidente na região onde ocorre a Sucupira. Sua madeira é nobre e muito utilizada na fabricação de pisos e móveis. O fruto só possui uma semente.

Fonte:http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-sucupira.html








6 comentários:

  1. Amiga amada, somente agora li seu e-mail falando a respeito da sucupira. Amanhã mesmo irei comprar sementes e começarei a tomar o chá. Sou fã incondicional da fitoterapia.
    Que Deus continue a lhe iluminar e aumente cada vez mais a sua sabedoria. Um cheiro, Magda

    ResponderExcluir
  2. Oi Amada,

    Obrigada por sua presença carinhosa.

    Espero q ajude, tive as melhores informações sobre o chá.

    bjus na alma.

    ResponderExcluir
  3. ola tdo bem? estou tomando sucupira em capsulas, mais estou tendo mto sono, e moleza em excesso no corpo, gostaria de saber se é normal estes sintomas? obrigada bjos

    ResponderExcluir
  4. Ola amiga,

    Eu pessoalmente nunca usei este chá, pois não tive necessidade. Uma amiga usou e recomendou, por isso decidi compartilhar. Quanto aos efeitos colaterais, sugiro verificar junto ao laboratório ou consultar seu médico.

    neste site mais algumas informações:
    http://www.brazervas.com.br/dicas.php

    Cuide-se.

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. tenho duas sementes de sucupira: a virgillioides e a major.... qual é a que eu devo usar para combater a artrose , dores e preventivo contra o candcer na prostata?

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo

    Fitoterapia não é minha especialidade, eu compartilhei esta informação pois uma amiga usou e se beneficiou, sugiro entrar em contato com pessoas que entendam do assunto mais profundamente.
    Aqui a fonte da informação:

    http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-sucupira.html

    Lamento não poder ajudá-lo.

    Abraço forte.



    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails