Trechos da entrevista com Paulo Tarso de Lima.
Documentário Eu Maior, sobre autoconhecimento e busca da felicidade.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Eu maior
Marcadores:
Autoconhecimento,
Felicidade,
saúde,
videos
Eu maior
Trechos da entrevista com Sonia Café para o documentário Eu Maior, um filme sobre autoconhecimento e busca da felicidade.
http://www.eumaior.com.br/
Marcadores:
Autoconhecimento,
Felicidade,
videos
Eu maior...
Trechos da entrevista com Prem Baba para o documentário Eu Maior, um filme sobre autoconhecimento e busca da felicidade.
http://www.eumaior.com.br/
http://www.eumaior.com.br/
Marcadores:
Autoconhecimento,
Felicidade,
videos
Eu maior
Trechos da entrevista com Roberto Crema. Documentário Eu Maior, sobre autoconhecimento e busca da felicidade.
A felicidade segue a mente pura...
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Sob o fluxo eterno...
"A vida sempre me pareceu como uma planta que vive em seu rizoma.
Sua vida verdadeira é invisível, escondida no rizoma.
A parte que aparece por sobre o solo dura apenas um simples verão.
E então ela definha - uma aparição efêmera.
Quando pensamos no infinito crescimento e declínio da vida e civilizações,
não podemos escapar da impressão de nulidade absoluta.
Apesar disso, eu nunca perdi a impressão de que há algo que vive e
permanece por sob o fluxo eterno.
O que vemos é o que floresce, e isso passa.
O rizoma continua".
Autor: Carl Gustav Jung
Livro: Memories, Dreams, Reflections
70 itens para uma vida natural - de Carlos Aveline
Um Corrimão de Escada Para o Cidadão Ecologicamente Correto
Nenhum discurso pode ser mais forte do que a prática da qual ele emerge.
Esta prática pode ser pessoal ou de grupo, social ou individual, objetiva ou subjetiva; ou ocorrer em todas estas dimensões, ao mesmo tempo.
A base do discurso, no entanto, é a vivência. A força dos profetas - ecológicos ou não - só pode vir da vida concreta que eles levam adiante. As palavras são extremamente úteis quando emergem de uma vivência real. Mas só servem para desorientar ainda mais quando estão divorciadas dos fatos.
Assim, também, a consciência ecológica do cidadão brasileiro será tão forte e clara quanto seus gestos cotidianos. Consciência ambiental não se reflete em saber intelectualmente que o automóvel não deve ser exagerado como opção de transporte, mas em usá-lo menos, de fato, incluindo a bicicleta, o ônibus e a caminhada em nossas opções práticas e cotidianas. O amigo da natureza não é apenas aquele que tem um discurso de defesa do ambiente natural. É, mais ainda, aquele que reexamina a cada dia sua vida pessoal e a adapta, tanto quanto possível - com equilíbrio –, ao ideal de vida que ele mesmo vai constantemente esculpindo à medida que aprende a viver.
No século 21, é preciso ir além do discurso crítico. E uma nova prática já emerge da vida de cada um. Novos hábitos alimentares, uma nova vigilância ecológica de cada consumidor, toda uma postura diante da vida surge movida por uma multidão de pequenos gestos cotidianos. Esta transformação, simultaneamente individual e coletiva, não parece gigantesca, mas não tem os pés de barro. Acontece quase imperceptivelmente, mas pode ser irreversível. Não é resultado da propaganda, mas do despertar de uma consciência que não pode mais ser retirada do cidadão.
O cidadão ecologicamente correto sabe que seu exemplo diz mais do que suas palavras, e suas palavras têm muito mais peso e significado quando refletem uma prática cotidiana. Há centenas e centenas de recomendações ecológicas a serem possivelmente observadas em diferentes aspectos da vida moderna, submersa na alta tecnologia.
Selecionamos aqui apenas setenta itens, tocando uns poucos aspectos da vida do cidadão. Eles podem servir como elementos de apoio para um exame da nossa prática.
Nossa vida se desenvolve em um ritmo natural? Depois de ler calmamente os itens a seguir, você poderá ter uma imagem do seu desempenho ecológico. Anote quais são as recomendações que você já atende hoje. Em relação a elas, você pode renovar o compromisso com sua própria consciência, ou, em muitos casos, ampliá-lo, avançando e aprofundando a sua postura.
Anote também quais são os itens que você ainda não atende, mas que poderia atender quase sem esforço, com vantagem para sua saúde e para o equilíbrio ambiental. E marque ainda aqueles pontos que exigem um esforço bem maior, inclusive uma boa quantidade de coerência e autodisciplina. Não tome decisões grandiosas ou radicais. Prefira uma mudança gradual e firme. O mais importante é que você avalie, periodicamente, seu desempenho perante sua própria consciência. Inclua outros itens específicos e que permitam uma avaliação da qualidade da sua vida em um sentido mais abrangente. A ecologia pessoal é a base de toda ecologia social.
1) Respirar mais profundamente - A verdade é que o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isso calmamente, durante alguns minutos por dia. Diante de ar livre e puro, na medida do possível.
2) Dar folga para o estômago - Seu estômago é um dos seus amigos mais importantes. Não se empanturre. Dê descanso ao estômago. Coma para alimentar-se. Não se intoxique.
3) Abrir espaço para a qualidade de vida na rotina diária - Não deixe para depois de amanhã a melhora que pode produzir e estabelecer hoje. A qualidade de vida é uma planta que se tem que regar todo dia.
4) Manter contato com o jornal que você lê, a rádio que escuta, a estação de televisão que assiste - Ligue para seus meios de comunicação social preferidos e faça sugestões de assuntos que deveriam ser abordados, critique quando errarem, elogie quando acertarem. A influência do consumidor é decisiva para que os meios de comunicação possam melhorar seu conteúdo. Escreva cartas para a coluna do leitor e expresse seus pontos de vista.
5) Mastigar bem os alimentos - Quando começa uma refeição, a pressa e a ansiedade devem ser deixadas de lado. Mastigar, como respirar, deve ser um gesto completo, consciente, íntegro, sem exageros.
6) Evitar remédios convencionais - Tome remédios só quando for de fato necessário. Neste caso, prefira o enfoque homeopático ou naturalista. Os laboratórios químicos induzem ao consumo de remédios não só desnecessários, mas prejudiciais.
7) Comer menos carne - Afaste-se, gradualmente, do processo diário de massacre diário dos animais para “produção” de carne. Há ainda outros motivos além do respeito à vida. A carne bovina vem com hormônios, conservantes e toxinas que a tornam alimento pouco saudável. Diminua a carne, e se quiser proteínas animais, prefira leite, queijo, ovos. Pense em uma alimentação mais vegetariana. Se possível elimine todo tipo de carne da sua dieta.
8) Não exagerar com o automóvel - Carro particular causa poluição ambiental e priva seu organismo do necessário exercício físico. Use-o quando necessário mas valorize a caminhada e outros meios de transporte.
9) Andar de bicicleta - Este é o veículo mais usado em todo o mundo. Descongestiona o trânsito nas cidades, não polui e faz bem à saúde.
10) Fazer caminhadas - É outra maneira de garantir o exercício físico diário que o corpo precisa para manter a saúde. Prefira caminhar por ruas mais silenciosas ou parques. Para distâncias curtas, caminhar é melhor que andar de carro.
11) Trocar o café pelos chás naturais - Evite tomar muito café ou chá preto. A ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas, câncer de bexiga e aumento do colesterol. A cafeína produz insônia e excitação nervosa. O café de cevada pode ser uma alternativa. Mas os sucos e chás naturais têm diferentes propriedades medicinais. Escolha entre eles, o mais adequado para você.
12) Ser amigo das árvores - Além de todas as funções ecológicas conhecidas, ter uma ou mais árvores por perto acalma as pessoas e melhora seu estado de ânimo. No caso de hospitais, pacientes que têm árvores dentro de seu campo visual ficam curados mais rápido. Mantenha seu bem-estar interior convivendo com árvores. Defenda-as, quando ameaçadas. Cuide delas. Plante mudas. Verá, então, como se sente melhor.
13) Deixar o cigarro - Além do tabaco, o cigarro contém quase 2000 agentes químicos, na maior parte cancerígenos. Respeite seus próprios pulmões e os dos outros. No plantio de fumo o impacto ambiental é muito grande: florestas nativas são cortadas e pesticidas são lançados ao solo, e. As mesmas terras poderiam, em vez disso, estar produzindo alimentos para os pobres. O consumo de cigarro é provocado artificialmente por campanhas de propaganda das multinacionais. Economicamente, as doenças geradas pelo cigarro significam grande prejuízo para a sociedade.
14) Preferir alimentos com fibra - Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de câncer ocorrem por razões ambientais, inclusive o cigarro e a má alimentação. Os alimentos integrais, com fibras, previnem problemas de saúde. Evite alimentos artificiais ou refinados.
15) Raio-X, só quando indispensável - Evite radiografias sempre que possível. Mesmo pequenas doses de radiação – que às vezes nem são tão pequenas – devem ser evitadas para manter melhor a saúde.
16) Uma pausa antes de comer - Antes de iniciar uma refeição, pare um instante, acalme sua mente, concentre-se na idéia mais elevada que puder imaginar no momento. Deixe de lado toda pressa e ansiedade. E então comece a comer com calma e tranqüilidade, para que a digestão possa começar de maneira certa.
17) Preferir acupuntura, do-in, homeopatia - As terapias alternativas não intoxicam o paciente, que é convidado a compreender si mesmo não só o mecanismo da doença, mas as bases do equilíbrio interno que sustenta a saúde física.
18) Beber menos leite - Diversos produtos químicos são lançados em seu leite diário, desde conservantes até aromatizantes. As vacas leiteiras recebem doses quase constantes de antibióticos e hormônios prejudiciais à saúde delas e à nossa também.
19) Economizar e reciclar papel - Use papel dos dois lados. Quando possível, compre papel reciclado, ou pelo menos não branqueado com cloro, produto nocivo ao meio ambiente.
20) Comendo ovos? Cuidado - Poucas galinhas poedeiras, hoje em dia, têm vida ou alimentação naturais. São mantidas em cativeiro, sem poder mover-se, recebendo altas doses de hormônios para produzir mais ovos. Deixando de comprar ovos nestas “granjas”, você não compactua com o massacre dos animais – e ainda protege sua saúde.
21) Abandonar as frituras - Se você não resiste a uma fritura de vez em quando, faça com que isso seja apenas uma exceção, e use óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. É melhor tentar viver sem frituras, ou com poucas.
22) Largar a carne de porco - A carne de porco é, entre todas, provavelmente a mais prejudicial a saúde. Sem falar na saúde do próprio porco, que é a primeira vítima inocente do processo. Os animais merecem o nosso respeito. Não sabem falar, não podem defender-se, mas sentem dor, tanto quanto nós. E há o nosso corpo físico. É nosso primeiro e melhor amigo neste mundo, e trabalha 24h por dia para nós, sem nada a reclamar, mas tentando reparar todos os erros que cometemos em nossa alimentação e ritmo de vida.
23) Evitar alimentos muito quentes ou muito frios - Chá muito quente, e sorvete ou suco muito gelado, não ajudam o organismo. É melhor evitar os extremos de temperatura nos alimentos ingeridos. Faça como os animais, que instintivamente preferem alimentos com temperatura próxima à de seu organismo. O conselho dos iogues é o mesmo.
24) Comer alimentos naturais da estação - Os vegetais produzidos fora da estação exigem uso mais intensivo de pesticidas e substâncias químicas. Prefira frutas e legumes da época.
25) Fazer exercícios físicos diariamente - Caminhe, ande de bicicleta, faça um pouco de hatha ioga, jogue vôlei, futebol ou basquete ou tênis de praia. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter à saúde e uma atitude equilibrada e saudável diante da vida, evitando as causas do estresse e da tensão.
26) Praticar meditação - Considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio. Observe a passagem dos pensamentos pela mente como se fossem nuvens no céu. Não se comprometa psicologicamente com eles. Com o tempo, seu espaço mental e emocional ficará quase todo livre de “nuvens” ou pensamentos, e surgirá um tipo mágico de liberdade interior.
27) Verduras e legumes sem veneno - Com vitamina A e cálcio, a cenoura e as verduras, assim como a maçã, podem ajudar a neutralizar o chumbo, cobre e outros metais pesados em nosso organismo. Além disso, muitos pesticidas são usados na cultura do tomate, da alface e inclusive da cebola. Em alguns casos, como a fiscalização é falha, os excessos podem ser consideráveis. Lave bem e descasque pepinos e tomates. Jogue fora a camada externa das cebolas. Quando possível, compre produtos de agricultores que não usam venenos.
28) Lavar bem as verduras - Toda verdura de folha deve ser bem lavada para que saiam restos de agrotóxicos. Deixar algum tempo de molho em bacia com água também é bom; inclusive com um pouco de vinagre ou suco de limão, o que ajuda a matar parasitas e bactérias. E jogue fora as folhas externas aonde se acumulam mais os poluentes.
29) Preservar o peixe - Peixe não é necessariamente uma boa alternativa alimentar para quem elimina as espécies mais prejudiciais de carne. As águas poluídas são um sério problema. Peixes acumulam metais pesados. E a questão ética permanece: você sabe quanto sofre um peixe antes de morrer, lentamente, por asfixia? E quem pode medir este sofrimento?
30) Diminuir o açúcar - Aceite o açúcar natural presente nos alimentos. Adoce com mel ou com frutas. Se não puder renunciar ao açúcar, use o mascavo, que é menos prejudicial.
31) Fazer a sua geléia - É relativamente fácil fazer geléia em casa, que é mais barata, com mais fruta, com menos açúcar e sem aditivos.
32) Procurar os recicláveis - Quando for às compras, priorize os produtos recicláveis, que podem ser consertados, reabastecidos, recarregados e usados de novo. Evite produtos que dependem de pilhas e baterias, porque são altamente poluentes.
33) Olhar o rótulo dos alimentos comprados - Verifique a data de validade do produto e as instruções para seu uso. Os consumidores brasileiros que não o fazem acabam comprando grande quantidade de alimentos com data vencida ou usando-os de modo nocivo para a saúde.
34) Preferir garrafas de vidro - Evite as garrafas de plástico, que terão de ser descartadas, enquanto que as de vidro são imediatamente recicladas. Esta é uma pequena opção individual, diária, por uma sociedade ecologicamente viável. Um pequeno ato de autodisciplina e de respeito pelo meio ambiente.
35) Evitar enlatados - Se ainda bebe refrigerantes ou cervejas, não aceite que venham em latas, pelo mesmo motivo do item anterior. Evite alimentos enlatados e compotas, exceto as feitas em casa, em vidros.
36) Deixar de lado o isopor - Usado para embalar sorvetes e em várias outras situações, o isopor é cancerígeno se estiver em contato com alimentos, e contém CFC, que destrói a camada de ozônio nas regiões superiores da atmosfera terrestre.
37) Usar inseticidas caseiros - Nenhum inseticida químico é inofensivo. Se pensa que precisa usá-lo, leia a bula e siga as instruções com cuidado. Mas há também algumas soluções alternativas. Donas de casa experientes informam que, para formigas, deve-se colocar algumas gotas de suco de limão na entrada do formigueiro e deixar ali a casca. As formigas também podem ser eliminadas com o uso de pó de café, talco, pimenta e cinzas. Para baratas, misture bicarbonato de sódio com açúcar e coloque, em tampinhas de garrafas, nos locais freqüentados por elas (sob a geladeira, o fogão, em ralos e lixeiras). O açúcar atrai e o bicarbonato as mata. Para traças, a cânfora é tão eficiente quanto a naftalina. Para aranhas, se forem poucas, pequenas e inofensivas, evite matá-las: elas se alimentam de vários insetos desagradáveis. Para pulgas, o maior problema é com os animais de estimação. Lave-os com água morna e sabonete e enxugue-os. Aplique depois uma solução caseira eficaz para manter as pulgas à distância: duas colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água.
38) Abandonar o forno de microondas - Além dos fornos domésticos, as freqüências de microondas são usadas em sistemas de radares e telecomunicações. Evite viver próximo de sistemas de radar devido a seus efeitos cancerígenos. No caso do forno doméstico, o melhor é não tê-lo. Opte por métodos mais simples, e seguros, de preparar e aquecer alimentos. Se quiser correr o risco, ponha o aparelho em local o mais retirado possível. Não deixe crianças olharem através do vidro para ver o que está ocorrendo. O Canadá está entre os países mais rigorosos na regulamentação do forno de microondas, devido a seus perigos. A legislação é frouxa nos Estados Unidos e inexistente no Brasil. Além dos problemas citados, o forno de microondas também pode desenvolver aminoácidos tóxicos para os rins e o fígado em alimentos como queijo, leite, carne, e peixe. Normalmente, usado por muito pouco tempo, ele não dá, aos alimentos que aquece, uma temperatura uniforme capaz de matar todas as bactérias.
39) Falar pouco ao telefone celular. Apesar do enorme poder de pressão das empresas de telefonia móvel, multiplicam-se as pesquisas científicas e as suspeitas sobre danos à saúde causados pelo telefone celular chegam constantemente à imprensa. A União Européia promoveu uma pesquisa, feita por empresa alemã, que durou quatro anos. O resultado foi conhecido em 2004. A conclusão dos cientistas foi de que as ondas emitidas pelos celulares prejudicam as células do corpo e o DNA humano, em condições de laboratório. Não há evidências suficientes para proibir esses telefones, mas sugere-se novas pesquisas. Enquanto a polêmica não se esclarece, o melhor a fazer é evitar o telefone celular se ele não for necessário. Ou usá-lo apenas para ligações curtas. Além disso, um detalhe. É melhor que ele não seja carregado junto ao corpo.[1] Em 2005, as autoridades norte-americanas do setor de saúde também alertaram contra o uso de telefones celulares por crianças.
40) Economizar água - A água é um recurso natural escasso. Não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto escova os dentes. Não fique meia hora embaixo do chuveiro aberto. Tome providências imediatamente se há um vazamento em sua casa ou prédio.
41) Proteger as crianças dos alimentos nocivos - Mediante um bom diálogo e um trabalho de educação integral, você pode conscientizar seus filhos (e os amigos deles, já que uma criança não vive isolada) sobre os problemas do excesso de doces e balas, dos refrigerantes, hambúrgueres, cachorros-quentes e outras armadilhas do chamado mundo moderno. Estes alimentos têm, muitas vezes, não só açúcar branco, mas corantes, conservantes, e outros aditivos prejudiciais. A satisfação que eles dão dura poucos segundos, mas há conseqüências de longo prazo como fraqueza nos dentes, mais possibilidades de contrair doenças e gastos com médicos e dentistas.
42) Uso moderado de refrigerantes - Coca-Cola e Pepsi-Cola têm cafeína, que causa uma dependência como a criada pelo café e chá preto. Além disso, outros aditivos e propriedades destas bebidas fazem-nas altamente destrutivas dos dentes e nocivas ao estômago. Em geral os outros refrigerantes são menos agressivos à saúde, o que não chega a ser um elogio. Beba sucos naturais. Não só não fazem mal, mas ajudam a manter e a recuperar a saúde. Também neste aspecto, proteja suas crianças.
43) Desligar mais a televisão - Usada em excesso, a televisão interrompe a vida familiar e destrói a vida intelectual, cultural, e social das pessoas. Com seus programas alienantes, a televisão é um exemplo de poluição mental e deseducação da população. Mas, usada com moderação e inteligência, pode ser um fator positivo na vida. Às vezes, há bons filmes. Existem bons noticiários e alguns programas culturais e ecológicos. A TV Futura, o Discovery Chanel e as televisões educativas desempenham papel positivo. BBC de Londres e CNN têm bom jornalismo.
44) Evitar panelas de alumínio - Procure substituir gradualmente suas panelas de alumínio. Prefira panelas de aço, esmaltadas, de ferro, ou ainda de vidro. O alumínio da panela se desprende quando são cozinhados alimentos ácidos, ou quando se raspa o recipiente com força. Há várias doenças associadas ao excesso de alumínio no organismo humano.
45) Preferir sabonetes naturais - Há sabonetes com perfumes artificiais que não só prejudicam a pele, mas o meio ambiente, isto é, o rio ou arroio para onde vão, dissolvidos na água. Não se iluda com perfumes fortes. Não são bom sinal.
46) Transpirar naturalmente - Não exagere com os desodorantes. O suor natural é importante para eliminar toxinas. Desodorantes supostamente “modernos”, à base de cloridato de alumínio, formaldeído e amônia, bloqueiam os poros da pele e fazem mal à saúde. Talcos neutros como o polvilho antisséptico “Granado” relativamente são inofensivos à pele e necessitam uso menos freqüente.
47) Recusar produtos descartáveis - Acelere a evolução do mercado consumidor brasileiro em direção a uma atitude de respeito para com o meio ambiente. Evite comprar produtos descartáveis, ou que vêm envoltos em enormes embalagens.
48) Colocar as mãos na terra - Se você tem um pedaço de terra no quintal, ou tem pátio grande, ou uma chácara, faça uma horta. Até em vasos, em um apartamento, se houver sol, você pode plantar. Plante alface, couve, chuchu, tomate, espinafre, cenoura. Plantar é uma das melhores higienes mentais possíveis. E na hora de comer, você terá certeza de que está livre de venenos.
49) Evitar o uso de amianto - Evite quando possível o amianto, seja em telhas, reservatórios de água ou qualquer outro produto. O amianto desprende microfibras que são inaladas na respiração, e podem provocar graves doenças respiratórias. O produto já foi proibido na Alemanha e outros países. Também é nocivo ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores que o produzem.
50) Preferir alimentos integrais - Deixe de lado a farinha, o açúcar, o sal e outros alimentos refinados. Na sua fabricação são usados branqueadores e substâncias artificiais que podem até liberar dioxina, enquanto suas fibras e características naturais se perdem no processo. Prefira farinha, arroz e pão integrais e coma sal marinho.
51) Dar folga para seu bolso - Compre só o necessário. Vivemos em um mundo de falsas necessidades, criadas artificialmente. Saia fora do círculo vicioso de consumo-pelo-consumo, responsável por tanta destruição ambiental, tanta exaltação do egoísmo. Uma atitude mais reservada em relação à compulsividade consumidora pode, literalmente, dar lucro a você.
52) Participar do movimento ecológico - Deve haver uma entidade ecologista em sua cidade. Certamente há muitas delas em seu Estado. Associe-se. Participe das reuniões.
53) Ganhar tempo no ônibus - Ir de carro aos lugares onde isto não é indispensável e constitui uma perda de tempo. Se der preferência ao ônibus ou metrô, você pode ir lendo ou estudando, porque o tempo da viagem é útil. Se a distância for pequena, há a possibilidade de caminhar ou ir de bicicleta.
54) Ser um cidadão atuante - Tenha à mão os telefones da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de sua cidade e da entidade ecológica mais próxima. Denuncie qualquer irregularidade da qual venha a saber, dando seu nome e endereço para confirmação da denúncia. Sempre que possível, participe de ações concretas em defesa do meio ambiente.
55) Fazer passeios pela natureza - Ninguém pode amar ou defender o que não conhece. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a perceber a música e a harmonia presentes no silêncio da natureza.
56) Conscientizar filhos, sobrinhos ou irmãos menores - Converse sobre a questão da defesa ambiental com seus familiares. Se você é adolescente, pode ajudar seus amigos ou irmãos menores a perceber um sentido mais amplo na vida. É útil questionar toda a rotina diária a partir do ponto de vista da qualidade de vida.
57) Evitar bebidas fortes - Caipirinhas, vinhos e outras bebidas alcoólicas são uma violência contra o organismo humano. Se não puder renunciar totalmente ao uso do álcool, opte por uma cerveja gelada em doses homeopáticas. Evite o pileque como meio de transcender a sua consciência média da realidade. Se quiser transcender, decida-se pela meditação, leia sobre ioga. É bem melhor do que destruir o sistema nervoso com bebidas alcoólicas.
58) Evitar o excesso de sol na piscina ou praia - Entre 10h e 15h30 o perigo é maior. Os índices de câncer de pele no Brasil são preocupantes.
59) Repelentes naturais - Evite os repelentes químicos contra insetos como o mosquito e o borrachudo. Prefira o óleo de bergamota e outros produtos inofensivos à saúde humana e ao meio ambiente que podem ser encontrados em lojas naturais. Em caso de emergência, o antigo sistema do tapa ainda funciona. Colocar telas nas janelas e portas da casa e usar mosquiteiro também constituem providências sensatas.
60) Ao dirigir, evite altas velocidades - Altas velocidades não são apenas perigosas para você e para os outros, mas prejudicam todo o meio ambiente. Dirigindo a 112 km/h - por exemplo - você gasta 25% mais combustível do que viajando a 88 km/h. Andando mais devagar, você economiza dinheiro e polui menos.
61) Evitar a causa das dores de cabeça (e de outros males) - De cada dez casos de dor de cabeça, nove são resultado de tensão, inclusive ansiedade, depressão, preocupação e problemas emocionais semelhantes. Tomar comprimidos é uma falsa solução. Beba um chá de camomila. Sente-se calmamente, espinha dorsal ereta, pés firmemente apoiados no solo, imagine a energia que está concentrada na cabeça dissolvendo-se e distribuindo-se calmamente. Relaxe. Faça exercícios físicos moderadamente, pensando definidamente em algo agradável. Revise, examine e elimine um a um os fatores tensionantes de sua vida diária.
62) Seja sério, mas sorria - O bom humor e o riso contribuem para nos manter relaxados e evitar tensões ou doenças. Fale sobre seus problemas com amigos confiáveis. Desabafar com gente amiga é uma maneira de evitar que os problemas ganhem importância exagerada. Quando falamos dos problemas, eles desinflam.
63) Manter contato com o(s) político(s) em quem você votou nas últimas eleições - Seja vigilante. Acompanhe as ações do vereador, prefeito e deputado a quem deu seu voto. Pressione para que eles se posicionem corretamente nas questões ambientais e de qualidade de vida.
64) Estimular o uso de energia natural renovável. Na sua empresa ou âmbito de atuação, leve em conta o fato de que a energia solar e a energia eólica são exemplos de alternativas cada vez mais valorizadas.
65) Verificar a destinação final de resíduos sólidos. Onde vai o lixo da sua empresa, prédio ou comunidade? O que se pode reutilizar? O que se pode reciclar? Como eliminar o desperdício?
66) Usar roupas e sapatos até o final. Se você compreende a idéia da simplicidade voluntária, então você provavelmente não consegue compreender por que há tamanha obsessão atualmente com a moda e a chamada “elegância pessoal”. Nesse caso, não se preocupe. Você está em boa companhia. Todas as religiões e filosofias condenam a superficialidade e a vaidade e ensinam há muito tempo que “quem vê cara não vê coração”. Como se isso fosse pouco, a revista Biosofia, de Lisboa, publicou uma pequena história sobre Albert Einstein:
“Antes e depois de se ter tornado conhecido, Einstein sempre foi muito descuidado com seu vestuário e aparência. Certo dia, em Ulm – sua terra natal – cruzou com um amigo que lhe fez notar, com todo tato e muito carinhosamente, que a sua indumentária talvez não estivesse muito alinhada...
‘Não tem importância’, disse Einstein. ‘Aqui todos me conhecem!’
Anos depois, outro amigo encontrou-o nas ruas de Nova Iorque vestindo um sobretudo todo “surrado”. Preocupado, segredou-lhe: ‘Meu amigo, por favor, não ande vestido assim. Não é adequado para uma pessoa do seu nível!’ E Einstein respondeu: ‘Não tem importância. Aqui ninguém me conhece!’ ”
67) Apoiar cooperativas e outras iniciativas da economia solidária. Junte-se a ações comunitárias em que pessoas livres se organizam para produzir com base na ajuda mútua. Essa é a grande alternativa para a construção de cidades que sejam socialmente justas e economicamente eficazes. Nas cooperativas, os trabalhadores estabelecem novas relações de produção e passam a ser donos do seu próprio trabalho.
68) Buscar soluções novas. Valorize o passado, mas não fique preso a ele. Aceite o novo e o desconhecido. Certa vez, o sábio Nasrudin procurava desesperado alguma coisa no chão, à noite, sob o poste de luz. “O que foi que você perdeu?” , perguntou um amigo. “A chave da minha casa”. O amigo de Nasrudin ajoelhou-se e começou a ajudá-lo a procurar. Mas pouco depois perguntou: “Onde foi, exatamente, que você perdeu sua chave?” Nasrudin apontou para um lugar distante: “Foi lá”. “Mas, então, por que você está procurando aqui, junto à porta da sua casa?” – perguntou o amigo, estupefato. E Nasrudin explicou: “Porque aqui o terreno está iluminado pela luz do poste. Lá onde perdi a chave, eu não enxergo nada!”. Assim também nós, em geral, evitamos procurar as coisas que necessitamos onde elas realmente estão. Muitas vezes preferimos buscá-las apenas dentro do terreno da rotina dos nossos velhos pensamentos. São João da Cruz escreveu: “Para chegares ao que não sabes, hás de ir por onde não sabes”.
69)Cultivar a calma. Evite o excesso de tensão ou ansiedade. Mantenha um ritmo natural. Perceba o silêncio entre um pensamento e outro e ouça seu coração. Tenha consciência da ação do vento sobre as folhas das árvores mais próximas a você.
70) Fazer, de tempos em tempos, uma auto-avaliação - Verifique calmamente o grau de coerência que você já atingiu na vivência de seu ideal ecológico, e também em outros aspectos da sua vida. Contente-se com a realidade, e veja como pode melhorar sem alimentar conflitos desnecessários consigo mesmo. Identifique de que modo pode continuar auto-aperfeiçoando-se com tranqüilidade, e ser cada vez mais sábio na arte de viver.
Acrescente agora aqueles itens que são importantes para você mas que não constam nesta lista, e defina algumas metas pessoais para o futuro próximo.
Algumas das fontes:
Design For a Livable Planet, de John Naar, Harper & Row, Publishers, Nova Iorque, EUA, 1990 · The Young Person’s Guide to Saving the Planet, Debbie Silver & Bernadette Vallely, Ed. Virago, Londres, 1990 · 330 Dicas de Atitudes para Contribuir com a Saúde do nosso Planeta Terra, o Coração Ainda Bate, um guia de conservação ambiental, Fundação Biodiversitas, Ed Tchê!, RS, 1990 · 1001 Ways to Save the Planet, Bernadette Vallely, Penguin Books, Londres, 1990.
Site:
http://www.filoterapia.com/redirect.php?ler=21
Imagem:
www.gardeningnews.ca/item_articles.php?conten...
Inspiração do blog Anseios da vida http://wisheslife.blogspot.com/
Nenhum discurso pode ser mais forte do que a prática da qual ele emerge.
Esta prática pode ser pessoal ou de grupo, social ou individual, objetiva ou subjetiva; ou ocorrer em todas estas dimensões, ao mesmo tempo.
A base do discurso, no entanto, é a vivência. A força dos profetas - ecológicos ou não - só pode vir da vida concreta que eles levam adiante. As palavras são extremamente úteis quando emergem de uma vivência real. Mas só servem para desorientar ainda mais quando estão divorciadas dos fatos.
Assim, também, a consciência ecológica do cidadão brasileiro será tão forte e clara quanto seus gestos cotidianos. Consciência ambiental não se reflete em saber intelectualmente que o automóvel não deve ser exagerado como opção de transporte, mas em usá-lo menos, de fato, incluindo a bicicleta, o ônibus e a caminhada em nossas opções práticas e cotidianas. O amigo da natureza não é apenas aquele que tem um discurso de defesa do ambiente natural. É, mais ainda, aquele que reexamina a cada dia sua vida pessoal e a adapta, tanto quanto possível - com equilíbrio –, ao ideal de vida que ele mesmo vai constantemente esculpindo à medida que aprende a viver.
No século 21, é preciso ir além do discurso crítico. E uma nova prática já emerge da vida de cada um. Novos hábitos alimentares, uma nova vigilância ecológica de cada consumidor, toda uma postura diante da vida surge movida por uma multidão de pequenos gestos cotidianos. Esta transformação, simultaneamente individual e coletiva, não parece gigantesca, mas não tem os pés de barro. Acontece quase imperceptivelmente, mas pode ser irreversível. Não é resultado da propaganda, mas do despertar de uma consciência que não pode mais ser retirada do cidadão.
O cidadão ecologicamente correto sabe que seu exemplo diz mais do que suas palavras, e suas palavras têm muito mais peso e significado quando refletem uma prática cotidiana. Há centenas e centenas de recomendações ecológicas a serem possivelmente observadas em diferentes aspectos da vida moderna, submersa na alta tecnologia.
Selecionamos aqui apenas setenta itens, tocando uns poucos aspectos da vida do cidadão. Eles podem servir como elementos de apoio para um exame da nossa prática.
Nossa vida se desenvolve em um ritmo natural? Depois de ler calmamente os itens a seguir, você poderá ter uma imagem do seu desempenho ecológico. Anote quais são as recomendações que você já atende hoje. Em relação a elas, você pode renovar o compromisso com sua própria consciência, ou, em muitos casos, ampliá-lo, avançando e aprofundando a sua postura.
Anote também quais são os itens que você ainda não atende, mas que poderia atender quase sem esforço, com vantagem para sua saúde e para o equilíbrio ambiental. E marque ainda aqueles pontos que exigem um esforço bem maior, inclusive uma boa quantidade de coerência e autodisciplina. Não tome decisões grandiosas ou radicais. Prefira uma mudança gradual e firme. O mais importante é que você avalie, periodicamente, seu desempenho perante sua própria consciência. Inclua outros itens específicos e que permitam uma avaliação da qualidade da sua vida em um sentido mais abrangente. A ecologia pessoal é a base de toda ecologia social.
1) Respirar mais profundamente - A verdade é que o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isso calmamente, durante alguns minutos por dia. Diante de ar livre e puro, na medida do possível.
2) Dar folga para o estômago - Seu estômago é um dos seus amigos mais importantes. Não se empanturre. Dê descanso ao estômago. Coma para alimentar-se. Não se intoxique.
3) Abrir espaço para a qualidade de vida na rotina diária - Não deixe para depois de amanhã a melhora que pode produzir e estabelecer hoje. A qualidade de vida é uma planta que se tem que regar todo dia.
4) Manter contato com o jornal que você lê, a rádio que escuta, a estação de televisão que assiste - Ligue para seus meios de comunicação social preferidos e faça sugestões de assuntos que deveriam ser abordados, critique quando errarem, elogie quando acertarem. A influência do consumidor é decisiva para que os meios de comunicação possam melhorar seu conteúdo. Escreva cartas para a coluna do leitor e expresse seus pontos de vista.
5) Mastigar bem os alimentos - Quando começa uma refeição, a pressa e a ansiedade devem ser deixadas de lado. Mastigar, como respirar, deve ser um gesto completo, consciente, íntegro, sem exageros.
6) Evitar remédios convencionais - Tome remédios só quando for de fato necessário. Neste caso, prefira o enfoque homeopático ou naturalista. Os laboratórios químicos induzem ao consumo de remédios não só desnecessários, mas prejudiciais.
7) Comer menos carne - Afaste-se, gradualmente, do processo diário de massacre diário dos animais para “produção” de carne. Há ainda outros motivos além do respeito à vida. A carne bovina vem com hormônios, conservantes e toxinas que a tornam alimento pouco saudável. Diminua a carne, e se quiser proteínas animais, prefira leite, queijo, ovos. Pense em uma alimentação mais vegetariana. Se possível elimine todo tipo de carne da sua dieta.
8) Não exagerar com o automóvel - Carro particular causa poluição ambiental e priva seu organismo do necessário exercício físico. Use-o quando necessário mas valorize a caminhada e outros meios de transporte.
9) Andar de bicicleta - Este é o veículo mais usado em todo o mundo. Descongestiona o trânsito nas cidades, não polui e faz bem à saúde.
10) Fazer caminhadas - É outra maneira de garantir o exercício físico diário que o corpo precisa para manter a saúde. Prefira caminhar por ruas mais silenciosas ou parques. Para distâncias curtas, caminhar é melhor que andar de carro.
11) Trocar o café pelos chás naturais - Evite tomar muito café ou chá preto. A ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas, câncer de bexiga e aumento do colesterol. A cafeína produz insônia e excitação nervosa. O café de cevada pode ser uma alternativa. Mas os sucos e chás naturais têm diferentes propriedades medicinais. Escolha entre eles, o mais adequado para você.
12) Ser amigo das árvores - Além de todas as funções ecológicas conhecidas, ter uma ou mais árvores por perto acalma as pessoas e melhora seu estado de ânimo. No caso de hospitais, pacientes que têm árvores dentro de seu campo visual ficam curados mais rápido. Mantenha seu bem-estar interior convivendo com árvores. Defenda-as, quando ameaçadas. Cuide delas. Plante mudas. Verá, então, como se sente melhor.
13) Deixar o cigarro - Além do tabaco, o cigarro contém quase 2000 agentes químicos, na maior parte cancerígenos. Respeite seus próprios pulmões e os dos outros. No plantio de fumo o impacto ambiental é muito grande: florestas nativas são cortadas e pesticidas são lançados ao solo, e. As mesmas terras poderiam, em vez disso, estar produzindo alimentos para os pobres. O consumo de cigarro é provocado artificialmente por campanhas de propaganda das multinacionais. Economicamente, as doenças geradas pelo cigarro significam grande prejuízo para a sociedade.
14) Preferir alimentos com fibra - Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de câncer ocorrem por razões ambientais, inclusive o cigarro e a má alimentação. Os alimentos integrais, com fibras, previnem problemas de saúde. Evite alimentos artificiais ou refinados.
15) Raio-X, só quando indispensável - Evite radiografias sempre que possível. Mesmo pequenas doses de radiação – que às vezes nem são tão pequenas – devem ser evitadas para manter melhor a saúde.
16) Uma pausa antes de comer - Antes de iniciar uma refeição, pare um instante, acalme sua mente, concentre-se na idéia mais elevada que puder imaginar no momento. Deixe de lado toda pressa e ansiedade. E então comece a comer com calma e tranqüilidade, para que a digestão possa começar de maneira certa.
17) Preferir acupuntura, do-in, homeopatia - As terapias alternativas não intoxicam o paciente, que é convidado a compreender si mesmo não só o mecanismo da doença, mas as bases do equilíbrio interno que sustenta a saúde física.
18) Beber menos leite - Diversos produtos químicos são lançados em seu leite diário, desde conservantes até aromatizantes. As vacas leiteiras recebem doses quase constantes de antibióticos e hormônios prejudiciais à saúde delas e à nossa também.
19) Economizar e reciclar papel - Use papel dos dois lados. Quando possível, compre papel reciclado, ou pelo menos não branqueado com cloro, produto nocivo ao meio ambiente.
20) Comendo ovos? Cuidado - Poucas galinhas poedeiras, hoje em dia, têm vida ou alimentação naturais. São mantidas em cativeiro, sem poder mover-se, recebendo altas doses de hormônios para produzir mais ovos. Deixando de comprar ovos nestas “granjas”, você não compactua com o massacre dos animais – e ainda protege sua saúde.
21) Abandonar as frituras - Se você não resiste a uma fritura de vez em quando, faça com que isso seja apenas uma exceção, e use óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. É melhor tentar viver sem frituras, ou com poucas.
22) Largar a carne de porco - A carne de porco é, entre todas, provavelmente a mais prejudicial a saúde. Sem falar na saúde do próprio porco, que é a primeira vítima inocente do processo. Os animais merecem o nosso respeito. Não sabem falar, não podem defender-se, mas sentem dor, tanto quanto nós. E há o nosso corpo físico. É nosso primeiro e melhor amigo neste mundo, e trabalha 24h por dia para nós, sem nada a reclamar, mas tentando reparar todos os erros que cometemos em nossa alimentação e ritmo de vida.
23) Evitar alimentos muito quentes ou muito frios - Chá muito quente, e sorvete ou suco muito gelado, não ajudam o organismo. É melhor evitar os extremos de temperatura nos alimentos ingeridos. Faça como os animais, que instintivamente preferem alimentos com temperatura próxima à de seu organismo. O conselho dos iogues é o mesmo.
24) Comer alimentos naturais da estação - Os vegetais produzidos fora da estação exigem uso mais intensivo de pesticidas e substâncias químicas. Prefira frutas e legumes da época.
25) Fazer exercícios físicos diariamente - Caminhe, ande de bicicleta, faça um pouco de hatha ioga, jogue vôlei, futebol ou basquete ou tênis de praia. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter à saúde e uma atitude equilibrada e saudável diante da vida, evitando as causas do estresse e da tensão.
26) Praticar meditação - Considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio. Observe a passagem dos pensamentos pela mente como se fossem nuvens no céu. Não se comprometa psicologicamente com eles. Com o tempo, seu espaço mental e emocional ficará quase todo livre de “nuvens” ou pensamentos, e surgirá um tipo mágico de liberdade interior.
27) Verduras e legumes sem veneno - Com vitamina A e cálcio, a cenoura e as verduras, assim como a maçã, podem ajudar a neutralizar o chumbo, cobre e outros metais pesados em nosso organismo. Além disso, muitos pesticidas são usados na cultura do tomate, da alface e inclusive da cebola. Em alguns casos, como a fiscalização é falha, os excessos podem ser consideráveis. Lave bem e descasque pepinos e tomates. Jogue fora a camada externa das cebolas. Quando possível, compre produtos de agricultores que não usam venenos.
28) Lavar bem as verduras - Toda verdura de folha deve ser bem lavada para que saiam restos de agrotóxicos. Deixar algum tempo de molho em bacia com água também é bom; inclusive com um pouco de vinagre ou suco de limão, o que ajuda a matar parasitas e bactérias. E jogue fora as folhas externas aonde se acumulam mais os poluentes.
29) Preservar o peixe - Peixe não é necessariamente uma boa alternativa alimentar para quem elimina as espécies mais prejudiciais de carne. As águas poluídas são um sério problema. Peixes acumulam metais pesados. E a questão ética permanece: você sabe quanto sofre um peixe antes de morrer, lentamente, por asfixia? E quem pode medir este sofrimento?
30) Diminuir o açúcar - Aceite o açúcar natural presente nos alimentos. Adoce com mel ou com frutas. Se não puder renunciar ao açúcar, use o mascavo, que é menos prejudicial.
31) Fazer a sua geléia - É relativamente fácil fazer geléia em casa, que é mais barata, com mais fruta, com menos açúcar e sem aditivos.
32) Procurar os recicláveis - Quando for às compras, priorize os produtos recicláveis, que podem ser consertados, reabastecidos, recarregados e usados de novo. Evite produtos que dependem de pilhas e baterias, porque são altamente poluentes.
33) Olhar o rótulo dos alimentos comprados - Verifique a data de validade do produto e as instruções para seu uso. Os consumidores brasileiros que não o fazem acabam comprando grande quantidade de alimentos com data vencida ou usando-os de modo nocivo para a saúde.
34) Preferir garrafas de vidro - Evite as garrafas de plástico, que terão de ser descartadas, enquanto que as de vidro são imediatamente recicladas. Esta é uma pequena opção individual, diária, por uma sociedade ecologicamente viável. Um pequeno ato de autodisciplina e de respeito pelo meio ambiente.
35) Evitar enlatados - Se ainda bebe refrigerantes ou cervejas, não aceite que venham em latas, pelo mesmo motivo do item anterior. Evite alimentos enlatados e compotas, exceto as feitas em casa, em vidros.
36) Deixar de lado o isopor - Usado para embalar sorvetes e em várias outras situações, o isopor é cancerígeno se estiver em contato com alimentos, e contém CFC, que destrói a camada de ozônio nas regiões superiores da atmosfera terrestre.
37) Usar inseticidas caseiros - Nenhum inseticida químico é inofensivo. Se pensa que precisa usá-lo, leia a bula e siga as instruções com cuidado. Mas há também algumas soluções alternativas. Donas de casa experientes informam que, para formigas, deve-se colocar algumas gotas de suco de limão na entrada do formigueiro e deixar ali a casca. As formigas também podem ser eliminadas com o uso de pó de café, talco, pimenta e cinzas. Para baratas, misture bicarbonato de sódio com açúcar e coloque, em tampinhas de garrafas, nos locais freqüentados por elas (sob a geladeira, o fogão, em ralos e lixeiras). O açúcar atrai e o bicarbonato as mata. Para traças, a cânfora é tão eficiente quanto a naftalina. Para aranhas, se forem poucas, pequenas e inofensivas, evite matá-las: elas se alimentam de vários insetos desagradáveis. Para pulgas, o maior problema é com os animais de estimação. Lave-os com água morna e sabonete e enxugue-os. Aplique depois uma solução caseira eficaz para manter as pulgas à distância: duas colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água.
38) Abandonar o forno de microondas - Além dos fornos domésticos, as freqüências de microondas são usadas em sistemas de radares e telecomunicações. Evite viver próximo de sistemas de radar devido a seus efeitos cancerígenos. No caso do forno doméstico, o melhor é não tê-lo. Opte por métodos mais simples, e seguros, de preparar e aquecer alimentos. Se quiser correr o risco, ponha o aparelho em local o mais retirado possível. Não deixe crianças olharem através do vidro para ver o que está ocorrendo. O Canadá está entre os países mais rigorosos na regulamentação do forno de microondas, devido a seus perigos. A legislação é frouxa nos Estados Unidos e inexistente no Brasil. Além dos problemas citados, o forno de microondas também pode desenvolver aminoácidos tóxicos para os rins e o fígado em alimentos como queijo, leite, carne, e peixe. Normalmente, usado por muito pouco tempo, ele não dá, aos alimentos que aquece, uma temperatura uniforme capaz de matar todas as bactérias.
39) Falar pouco ao telefone celular. Apesar do enorme poder de pressão das empresas de telefonia móvel, multiplicam-se as pesquisas científicas e as suspeitas sobre danos à saúde causados pelo telefone celular chegam constantemente à imprensa. A União Européia promoveu uma pesquisa, feita por empresa alemã, que durou quatro anos. O resultado foi conhecido em 2004. A conclusão dos cientistas foi de que as ondas emitidas pelos celulares prejudicam as células do corpo e o DNA humano, em condições de laboratório. Não há evidências suficientes para proibir esses telefones, mas sugere-se novas pesquisas. Enquanto a polêmica não se esclarece, o melhor a fazer é evitar o telefone celular se ele não for necessário. Ou usá-lo apenas para ligações curtas. Além disso, um detalhe. É melhor que ele não seja carregado junto ao corpo.[1] Em 2005, as autoridades norte-americanas do setor de saúde também alertaram contra o uso de telefones celulares por crianças.
40) Economizar água - A água é um recurso natural escasso. Não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto escova os dentes. Não fique meia hora embaixo do chuveiro aberto. Tome providências imediatamente se há um vazamento em sua casa ou prédio.
41) Proteger as crianças dos alimentos nocivos - Mediante um bom diálogo e um trabalho de educação integral, você pode conscientizar seus filhos (e os amigos deles, já que uma criança não vive isolada) sobre os problemas do excesso de doces e balas, dos refrigerantes, hambúrgueres, cachorros-quentes e outras armadilhas do chamado mundo moderno. Estes alimentos têm, muitas vezes, não só açúcar branco, mas corantes, conservantes, e outros aditivos prejudiciais. A satisfação que eles dão dura poucos segundos, mas há conseqüências de longo prazo como fraqueza nos dentes, mais possibilidades de contrair doenças e gastos com médicos e dentistas.
42) Uso moderado de refrigerantes - Coca-Cola e Pepsi-Cola têm cafeína, que causa uma dependência como a criada pelo café e chá preto. Além disso, outros aditivos e propriedades destas bebidas fazem-nas altamente destrutivas dos dentes e nocivas ao estômago. Em geral os outros refrigerantes são menos agressivos à saúde, o que não chega a ser um elogio. Beba sucos naturais. Não só não fazem mal, mas ajudam a manter e a recuperar a saúde. Também neste aspecto, proteja suas crianças.
43) Desligar mais a televisão - Usada em excesso, a televisão interrompe a vida familiar e destrói a vida intelectual, cultural, e social das pessoas. Com seus programas alienantes, a televisão é um exemplo de poluição mental e deseducação da população. Mas, usada com moderação e inteligência, pode ser um fator positivo na vida. Às vezes, há bons filmes. Existem bons noticiários e alguns programas culturais e ecológicos. A TV Futura, o Discovery Chanel e as televisões educativas desempenham papel positivo. BBC de Londres e CNN têm bom jornalismo.
44) Evitar panelas de alumínio - Procure substituir gradualmente suas panelas de alumínio. Prefira panelas de aço, esmaltadas, de ferro, ou ainda de vidro. O alumínio da panela se desprende quando são cozinhados alimentos ácidos, ou quando se raspa o recipiente com força. Há várias doenças associadas ao excesso de alumínio no organismo humano.
45) Preferir sabonetes naturais - Há sabonetes com perfumes artificiais que não só prejudicam a pele, mas o meio ambiente, isto é, o rio ou arroio para onde vão, dissolvidos na água. Não se iluda com perfumes fortes. Não são bom sinal.
46) Transpirar naturalmente - Não exagere com os desodorantes. O suor natural é importante para eliminar toxinas. Desodorantes supostamente “modernos”, à base de cloridato de alumínio, formaldeído e amônia, bloqueiam os poros da pele e fazem mal à saúde. Talcos neutros como o polvilho antisséptico “Granado” relativamente são inofensivos à pele e necessitam uso menos freqüente.
47) Recusar produtos descartáveis - Acelere a evolução do mercado consumidor brasileiro em direção a uma atitude de respeito para com o meio ambiente. Evite comprar produtos descartáveis, ou que vêm envoltos em enormes embalagens.
48) Colocar as mãos na terra - Se você tem um pedaço de terra no quintal, ou tem pátio grande, ou uma chácara, faça uma horta. Até em vasos, em um apartamento, se houver sol, você pode plantar. Plante alface, couve, chuchu, tomate, espinafre, cenoura. Plantar é uma das melhores higienes mentais possíveis. E na hora de comer, você terá certeza de que está livre de venenos.
49) Evitar o uso de amianto - Evite quando possível o amianto, seja em telhas, reservatórios de água ou qualquer outro produto. O amianto desprende microfibras que são inaladas na respiração, e podem provocar graves doenças respiratórias. O produto já foi proibido na Alemanha e outros países. Também é nocivo ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores que o produzem.
50) Preferir alimentos integrais - Deixe de lado a farinha, o açúcar, o sal e outros alimentos refinados. Na sua fabricação são usados branqueadores e substâncias artificiais que podem até liberar dioxina, enquanto suas fibras e características naturais se perdem no processo. Prefira farinha, arroz e pão integrais e coma sal marinho.
51) Dar folga para seu bolso - Compre só o necessário. Vivemos em um mundo de falsas necessidades, criadas artificialmente. Saia fora do círculo vicioso de consumo-pelo-consumo, responsável por tanta destruição ambiental, tanta exaltação do egoísmo. Uma atitude mais reservada em relação à compulsividade consumidora pode, literalmente, dar lucro a você.
52) Participar do movimento ecológico - Deve haver uma entidade ecologista em sua cidade. Certamente há muitas delas em seu Estado. Associe-se. Participe das reuniões.
53) Ganhar tempo no ônibus - Ir de carro aos lugares onde isto não é indispensável e constitui uma perda de tempo. Se der preferência ao ônibus ou metrô, você pode ir lendo ou estudando, porque o tempo da viagem é útil. Se a distância for pequena, há a possibilidade de caminhar ou ir de bicicleta.
54) Ser um cidadão atuante - Tenha à mão os telefones da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de sua cidade e da entidade ecológica mais próxima. Denuncie qualquer irregularidade da qual venha a saber, dando seu nome e endereço para confirmação da denúncia. Sempre que possível, participe de ações concretas em defesa do meio ambiente.
55) Fazer passeios pela natureza - Ninguém pode amar ou defender o que não conhece. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a perceber a música e a harmonia presentes no silêncio da natureza.
56) Conscientizar filhos, sobrinhos ou irmãos menores - Converse sobre a questão da defesa ambiental com seus familiares. Se você é adolescente, pode ajudar seus amigos ou irmãos menores a perceber um sentido mais amplo na vida. É útil questionar toda a rotina diária a partir do ponto de vista da qualidade de vida.
57) Evitar bebidas fortes - Caipirinhas, vinhos e outras bebidas alcoólicas são uma violência contra o organismo humano. Se não puder renunciar totalmente ao uso do álcool, opte por uma cerveja gelada em doses homeopáticas. Evite o pileque como meio de transcender a sua consciência média da realidade. Se quiser transcender, decida-se pela meditação, leia sobre ioga. É bem melhor do que destruir o sistema nervoso com bebidas alcoólicas.
58) Evitar o excesso de sol na piscina ou praia - Entre 10h e 15h30 o perigo é maior. Os índices de câncer de pele no Brasil são preocupantes.
59) Repelentes naturais - Evite os repelentes químicos contra insetos como o mosquito e o borrachudo. Prefira o óleo de bergamota e outros produtos inofensivos à saúde humana e ao meio ambiente que podem ser encontrados em lojas naturais. Em caso de emergência, o antigo sistema do tapa ainda funciona. Colocar telas nas janelas e portas da casa e usar mosquiteiro também constituem providências sensatas.
60) Ao dirigir, evite altas velocidades - Altas velocidades não são apenas perigosas para você e para os outros, mas prejudicam todo o meio ambiente. Dirigindo a 112 km/h - por exemplo - você gasta 25% mais combustível do que viajando a 88 km/h. Andando mais devagar, você economiza dinheiro e polui menos.
61) Evitar a causa das dores de cabeça (e de outros males) - De cada dez casos de dor de cabeça, nove são resultado de tensão, inclusive ansiedade, depressão, preocupação e problemas emocionais semelhantes. Tomar comprimidos é uma falsa solução. Beba um chá de camomila. Sente-se calmamente, espinha dorsal ereta, pés firmemente apoiados no solo, imagine a energia que está concentrada na cabeça dissolvendo-se e distribuindo-se calmamente. Relaxe. Faça exercícios físicos moderadamente, pensando definidamente em algo agradável. Revise, examine e elimine um a um os fatores tensionantes de sua vida diária.
62) Seja sério, mas sorria - O bom humor e o riso contribuem para nos manter relaxados e evitar tensões ou doenças. Fale sobre seus problemas com amigos confiáveis. Desabafar com gente amiga é uma maneira de evitar que os problemas ganhem importância exagerada. Quando falamos dos problemas, eles desinflam.
63) Manter contato com o(s) político(s) em quem você votou nas últimas eleições - Seja vigilante. Acompanhe as ações do vereador, prefeito e deputado a quem deu seu voto. Pressione para que eles se posicionem corretamente nas questões ambientais e de qualidade de vida.
64) Estimular o uso de energia natural renovável. Na sua empresa ou âmbito de atuação, leve em conta o fato de que a energia solar e a energia eólica são exemplos de alternativas cada vez mais valorizadas.
65) Verificar a destinação final de resíduos sólidos. Onde vai o lixo da sua empresa, prédio ou comunidade? O que se pode reutilizar? O que se pode reciclar? Como eliminar o desperdício?
66) Usar roupas e sapatos até o final. Se você compreende a idéia da simplicidade voluntária, então você provavelmente não consegue compreender por que há tamanha obsessão atualmente com a moda e a chamada “elegância pessoal”. Nesse caso, não se preocupe. Você está em boa companhia. Todas as religiões e filosofias condenam a superficialidade e a vaidade e ensinam há muito tempo que “quem vê cara não vê coração”. Como se isso fosse pouco, a revista Biosofia, de Lisboa, publicou uma pequena história sobre Albert Einstein:
“Antes e depois de se ter tornado conhecido, Einstein sempre foi muito descuidado com seu vestuário e aparência. Certo dia, em Ulm – sua terra natal – cruzou com um amigo que lhe fez notar, com todo tato e muito carinhosamente, que a sua indumentária talvez não estivesse muito alinhada...
‘Não tem importância’, disse Einstein. ‘Aqui todos me conhecem!’
Anos depois, outro amigo encontrou-o nas ruas de Nova Iorque vestindo um sobretudo todo “surrado”. Preocupado, segredou-lhe: ‘Meu amigo, por favor, não ande vestido assim. Não é adequado para uma pessoa do seu nível!’ E Einstein respondeu: ‘Não tem importância. Aqui ninguém me conhece!’ ”
67) Apoiar cooperativas e outras iniciativas da economia solidária. Junte-se a ações comunitárias em que pessoas livres se organizam para produzir com base na ajuda mútua. Essa é a grande alternativa para a construção de cidades que sejam socialmente justas e economicamente eficazes. Nas cooperativas, os trabalhadores estabelecem novas relações de produção e passam a ser donos do seu próprio trabalho.
68) Buscar soluções novas. Valorize o passado, mas não fique preso a ele. Aceite o novo e o desconhecido. Certa vez, o sábio Nasrudin procurava desesperado alguma coisa no chão, à noite, sob o poste de luz. “O que foi que você perdeu?” , perguntou um amigo. “A chave da minha casa”. O amigo de Nasrudin ajoelhou-se e começou a ajudá-lo a procurar. Mas pouco depois perguntou: “Onde foi, exatamente, que você perdeu sua chave?” Nasrudin apontou para um lugar distante: “Foi lá”. “Mas, então, por que você está procurando aqui, junto à porta da sua casa?” – perguntou o amigo, estupefato. E Nasrudin explicou: “Porque aqui o terreno está iluminado pela luz do poste. Lá onde perdi a chave, eu não enxergo nada!”. Assim também nós, em geral, evitamos procurar as coisas que necessitamos onde elas realmente estão. Muitas vezes preferimos buscá-las apenas dentro do terreno da rotina dos nossos velhos pensamentos. São João da Cruz escreveu: “Para chegares ao que não sabes, hás de ir por onde não sabes”.
69)Cultivar a calma. Evite o excesso de tensão ou ansiedade. Mantenha um ritmo natural. Perceba o silêncio entre um pensamento e outro e ouça seu coração. Tenha consciência da ação do vento sobre as folhas das árvores mais próximas a você.
70) Fazer, de tempos em tempos, uma auto-avaliação - Verifique calmamente o grau de coerência que você já atingiu na vivência de seu ideal ecológico, e também em outros aspectos da sua vida. Contente-se com a realidade, e veja como pode melhorar sem alimentar conflitos desnecessários consigo mesmo. Identifique de que modo pode continuar auto-aperfeiçoando-se com tranqüilidade, e ser cada vez mais sábio na arte de viver.
Acrescente agora aqueles itens que são importantes para você mas que não constam nesta lista, e defina algumas metas pessoais para o futuro próximo.
Algumas das fontes:
Design For a Livable Planet, de John Naar, Harper & Row, Publishers, Nova Iorque, EUA, 1990 · The Young Person’s Guide to Saving the Planet, Debbie Silver & Bernadette Vallely, Ed. Virago, Londres, 1990 · 330 Dicas de Atitudes para Contribuir com a Saúde do nosso Planeta Terra, o Coração Ainda Bate, um guia de conservação ambiental, Fundação Biodiversitas, Ed Tchê!, RS, 1990 · 1001 Ways to Save the Planet, Bernadette Vallely, Penguin Books, Londres, 1990.
Site:
http://www.filoterapia.com/redirect.php?ler=21
Imagem:
www.gardeningnews.ca/item_articles.php?conten...
Inspiração do blog Anseios da vida http://wisheslife.blogspot.com/
O lugar mais amado por Deus...
Solitude
Solitude significa simplesmente completude. Você é íntegro; não há necessidade de ninguém mais para lhe completar.
Portanto tente encontrar seu próprio centro interior onde você está sempre só, tem estado sempre só. Na vida, na morte - onde quer que você esteja - você estará só.
Mas isso é tão completo, não é vazio; é tão pleno e tão completo e tão transbordante com todos os sumos da vida, com todas as belezas e bênçãos da existência, que uma vez que você tenha provado de sua solitude, a dor no coração irá desaparecer.
Em seu lugar, um novo ritmo de tremenda doçura, paz, alegria, deleite, estará presente.
Osho, em "The Fire Of Truth"
Portanto tente encontrar seu próprio centro interior onde você está sempre só, tem estado sempre só. Na vida, na morte - onde quer que você esteja - você estará só.
Mas isso é tão completo, não é vazio; é tão pleno e tão completo e tão transbordante com todos os sumos da vida, com todas as belezas e bênçãos da existência, que uma vez que você tenha provado de sua solitude, a dor no coração irá desaparecer.
Em seu lugar, um novo ritmo de tremenda doçura, paz, alegria, deleite, estará presente.
Osho, em "The Fire Of Truth"
http://www.palavrasdeosho.com/2010/08/solitude.html
Fique consciente da sua solitude
Todos os esforços feitos para evitar a solidão falharam, e falharão, porque eles são contra os princípios básicos da vida.
Você precisa não de algo que o ajude a esquecer a solidão. Você precisa é ficar consciente da sua solitude, que é uma realidade.
E é tão belo experimentá-la, senti-la, porque ela é a sua liberdade da multidão e dos outros. Ela é sua liberdade do medo de ficar só.
Osho, em "Amor, Liberdade e Solitude: Uma Nova Visão Sobre os Relacionamentos"
http://www.palavrasdeosho.com/
Você precisa não de algo que o ajude a esquecer a solidão. Você precisa é ficar consciente da sua solitude, que é uma realidade.
E é tão belo experimentá-la, senti-la, porque ela é a sua liberdade da multidão e dos outros. Ela é sua liberdade do medo de ficar só.
Osho, em "Amor, Liberdade e Solitude: Uma Nova Visão Sobre os Relacionamentos"
http://www.palavrasdeosho.com/
Imagem: AgniMax
sábado, 28 de agosto de 2010
Horizonte perdido - sinopse
Durante uma tempestade, um avião cai em algum lugar do Himalaia. Em busca de ajuda, os sobreviventes acabam encontrando um mundo estranho e maravilhoso chamado Shangri-la, onde existe a eterna juventude e a felicidade plena.
Ps. Outra versão do filme citado no post da introdução de O poder curativo da benignidade.
A cura é o efeito de mentes que se unem...
Nenhuma mente é doente enquanto outra mente não concorde que elas estão separadas. E assim, a decisão que tomam de serem doentes é conjunta. Se não dás o teu acordo e aceitas o papel que desempenhas para fazer com que a doença seja real, a outra mente não pode projetar a própria culpa sem a tua ajuda em permitir a ela que se perceba como separada e à parte de ti. Assim, o corpo não é percebido como doente por ambas as mentes, de pontos de vista separados. A união com a mente de um irmão impede a causa da doença e os efeitos percebidos. A cura é o efeito de mentes que se unem, assim como a doença vem de mentes que se separam.
(Um Curso em Milagres - T-28.III.2).
Imagem: Internet
Desarme-se....
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Nada é bom...nada é ruim...
Nada é bom, nada é ruim. Quando isso desponta em sua consciência, subitamente você está unido, todos os fragmentos desapareceram numa unidade. Você está cristalizado, você está centrado.
Esta é uma das maiores contribuições da consciência oriental para o mundo.
Osho, em "The Book of Wisdom"
Esta é uma das maiores contribuições da consciência oriental para o mundo.
Osho, em "The Book of Wisdom"
Imagem: Internet
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
O Tai chi chuan da infelicidade
Sempre que você sentir que está ficando infeliz, diminua o ritmo, não se apresse, faça movimentos suaves como no tai chi chuan.
Se estiver triste, feche os olhos e deixe o filme passar muito lentamente. Observe o que está acontecendo de acordo com uma perspectiva abrangente. Faça tudo sem pressa, de forma que você possa ver cada ato separadamente. Se estiver ficando irritado, faça a mesma coisa — mergulhe lentamente no sentimento.
Durante alguns dias, reduza o ritmo de sua vida. Ande mais devagar do que o habitual, tome um banho mais demorado, coma com mais vagar e mastigue mais vezes.
Quando você reduz o ritmo de todas as coisas, automaticamente a máquina do seu corpo diminui a velocidade. Não há diferentes mecanismos em ação, apenas um único mecanismo orgânico — o mesmo que lhe permite andar, falar e ficar irritado.
É uma experiência única: seus pensamentos e desejos tornam-se mais lentos, todos os seus velhos hábitos ficam diferentes. Reduzindo todos os ritmos, você verá que a tristeza, a raiva e a violência também diminuirão.
Isso lhe dará uma chance de ver como você está lidando com as coisas.
Osho, em "Uma Farmácia Para a Alma"
www.palavrasdeosho.com
Se estiver triste, feche os olhos e deixe o filme passar muito lentamente. Observe o que está acontecendo de acordo com uma perspectiva abrangente. Faça tudo sem pressa, de forma que você possa ver cada ato separadamente. Se estiver ficando irritado, faça a mesma coisa — mergulhe lentamente no sentimento.
Durante alguns dias, reduza o ritmo de sua vida. Ande mais devagar do que o habitual, tome um banho mais demorado, coma com mais vagar e mastigue mais vezes.
Quando você reduz o ritmo de todas as coisas, automaticamente a máquina do seu corpo diminui a velocidade. Não há diferentes mecanismos em ação, apenas um único mecanismo orgânico — o mesmo que lhe permite andar, falar e ficar irritado.
É uma experiência única: seus pensamentos e desejos tornam-se mais lentos, todos os seus velhos hábitos ficam diferentes. Reduzindo todos os ritmos, você verá que a tristeza, a raiva e a violência também diminuirão.
Isso lhe dará uma chance de ver como você está lidando com as coisas.
Osho, em "Uma Farmácia Para a Alma"
www.palavrasdeosho.com
Imagem: novo.suadieta.com.br
Marcadores:
Felicidade,
motivacionais,
mudança,
Osho,
Viver melhor
Mude a sua mente e transforme a sua vida - CCA - Lição n. 18
'8. Ao mudar minha mente, mudo a minha vida, lembrando a mim mesmo que, qualquer que seja o problema, o amor é a resposta.
.
Aplicação: Ao reconhecer que são os meus próprios pensamentos que criam o mundo que vivencio, posso resolver mudar minha mente e, portanto, mudar o que estou vivenciando. A qualquer momento, posso escolher a paz em vez do conflito e o amor em vez do medo. Posso me tornar uma pessoa que dá amor, em vez de uma pessoa que pede amor; um buscador de amor, em vez de um buscador de defeitos. Posso ensinar apenas amor, pois amor é o que eu sou.
.
Gerald Jampolsky - "Mude a sua mente e transforme a sua vida"
.
.
E aqui encerramos a série de 18 lições! Se faltar alguma a vocês, vejam na nossa comunidade, onde as estou postando também diariamente:
.
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=101012688
.
Participem! Serão muito bem vindos!
.
Paz e Luz!
Eliane
Imagem: Internet
Harmonize-se com as leis naturais do crescimento...
Um jovem pessegueiro não faz nenhum esforço deliberado para produzir pêssegos, pois sabe que nada tem por enquanto para oferecer. Sabe que atualmente seu dever é harmonizar-se com as leis naturais de crescimento, absorvendo luz do sol e ar. Quando chegar o tempo, os pêssegos virão sem esforço, para que outros os saboreiem. ( DA )
Imagem : http://renatorizzaro.blogspot.com
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Mude a sua mente e transforma a sua vida - CCA - Lição n. 17
17. Posso ver tudo aquilo por que estou passando como uma lição positiva, sem exceções.
.
Aplicação: Muitas das nossas experiências negativas no mundo não têm nenhum aspecto positivo. No entanto, é possível extrair algo de bom delas, alguma lição, de modo que elas acabem se mostrando benéficas de algum modo. Pode ser que eu aprenda lições como a paciência, como a tolerância, como a compaixão, como o perdão ou como a aceitação. Em geral, aprendo lições que talvez nunca tivesse esperado. A crença de que todas as experiências sem exceção trazem lições positivas para o meu aprendizado, gera em mim a disponibilidade para aprender as lições da minha experiência.
.
Gerald Jampolsky - "Mude a sua mente e transforma a sua vida"
Exercícios compartilhados por Eliane
Imagem: Internet
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Seja um "campo" de consciência.
Quando se encontrar com as pessoas, no trabalho ou em qualquer outro lugar, dê a elas o máximo de atenção. Você já não estará ali como um indivíduo, e sim como um campo de consciência, de presença alerta. O motivo original da sua interação com o outro - comprar ou vender alguma coisa, pedir ou dar informações, por exemplo - é agora secundário. O campo de consciência que se forma entre vocês se estabelece como o propósito primário da interação. Esse espaço de consciência adquire uma relevância muito maior do que qualquer assunto sobre o qual vocês possam estar falando e do que os objetos físicos ou imaginados. O Ser humano passa a ser mais importante do que as coisas deste mundo. Isso não significa que você vá se descuidar do que precisa ser feito no nível prático. Na verdade, a execução das coisas não só fica mais fácil como se desenrola com mais energia quando a dimensão do Ser é reconhecida e, assim, se torna primária. O surgimento desse campo unificado de consciência entre as pessoas é o fator essencial dos relacionamentos na nova Terra.
Eckhart Tolle - Um novo mundo - O despertar de uma nova consciência.
A vida é feita dessas pequenas coisas...
"Há muitas pessoas no mundo que perdem porque estão sempre esperando por algo grandioso. Ele não pode acontecer. Ele acontece somente através de pequenas coisas: tomando seu desjejum, caminhando, tomando banho, conversando com um amigo, sentado sozinho a observar o céu ou deitado na cama sem fazer nada. A vida é feita dessas pequenas coisas. Elas são a verdadeira matéria da vida."
(Osho, em Osho Todos os Dias)
Texto compartilhado por Elci.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Dê a volta por cima das rotinas da mente
Sentindo-se triste? Dance ou vá tomar uma ducha e veja a tristeza desaparecer de seu corpo. Sinta como a água que bate em você leva junto a tristeza, da mesma forma que leva embora o suor e a poeira de seu corpo.
Coloque sua mente em uma situação tal que ela não seja capaz de funcionar de maneira habitual. Qualquer coisa serve. Afinal, todas as técnicas que foram desenvolvidas ao longo dos séculos não passam de tentativas para distrair a mente e demovê-la dos velhos padrões.
Por exemplo, se você estiver se sentindo irritado, inspire e expire profundamente durante apenas dois minutos e veja o que acontece com a sua raiva.
Ao respirar profundamente, você terá confundido sua mente, pois ela não é capaz de correlacionar as duas coisas. "Desde quando", a mente começa a se perguntar, "alguém respira profundamente quando está com raiva? O que está acontecendo?"
A dica é nunca se repetir. Caso contrário, se toda vez que se sentir triste você for para o chuveiro, a mente transformará isso num hábito. Após a terceira ou quarta vez, ela aprenderá: "Isso é algo permitido. Você está triste, então é por isso que está tomando uma ducha." Nesse caso, a ducha irá apenas transformar-se em parte de sua tristeza. Seja inovador, seja criativo. Continue confundindo a mente.
Seu companheiro diz algo e você se sente irritado. Em vez de bater nele ou jogar alguma coisa em sua direção, mude o padrão do pensamento: dê-lhe um abraço e um beijo. Confunda-o também! De repente, você perceberá que a mente é um mecanismo e que ela se sente perdida com o que é novo.
Abra a janela e deixe novos ventos entrarem.
Osho, em "Uma Farmácia Para a Alma"
www.palavrasdeosho.com
Coloque sua mente em uma situação tal que ela não seja capaz de funcionar de maneira habitual. Qualquer coisa serve. Afinal, todas as técnicas que foram desenvolvidas ao longo dos séculos não passam de tentativas para distrair a mente e demovê-la dos velhos padrões.
Por exemplo, se você estiver se sentindo irritado, inspire e expire profundamente durante apenas dois minutos e veja o que acontece com a sua raiva.
Ao respirar profundamente, você terá confundido sua mente, pois ela não é capaz de correlacionar as duas coisas. "Desde quando", a mente começa a se perguntar, "alguém respira profundamente quando está com raiva? O que está acontecendo?"
A dica é nunca se repetir. Caso contrário, se toda vez que se sentir triste você for para o chuveiro, a mente transformará isso num hábito. Após a terceira ou quarta vez, ela aprenderá: "Isso é algo permitido. Você está triste, então é por isso que está tomando uma ducha." Nesse caso, a ducha irá apenas transformar-se em parte de sua tristeza. Seja inovador, seja criativo. Continue confundindo a mente.
Seu companheiro diz algo e você se sente irritado. Em vez de bater nele ou jogar alguma coisa em sua direção, mude o padrão do pensamento: dê-lhe um abraço e um beijo. Confunda-o também! De repente, você perceberá que a mente é um mecanismo e que ela se sente perdida com o que é novo.
Abra a janela e deixe novos ventos entrarem.
Osho, em "Uma Farmácia Para a Alma"
www.palavrasdeosho.com
Imagem ( sugestão da Helena ) : Internet
O despertar é uma mudança no estado de consciência...
Muita gente anseia pela liberdade e pelo crescimento que a prosperidade promete. Mas há pessoas que já desfrutam da relativa liberdade que acompanha a prosperidade e, mesmo assim, constatam que isso não é o bastante para dar um sentido completo à sua vida. Nada substitui a descoberta do verdadeiro propósito. O significado primordial da vida não pode ser encontrado no nível exterior. Ele não diz respeito ao que fazemos, e sim ao que somos – isto é, ao nosso estado de consciência.
O despertar é uma mudança no estado de consciência que ocorre com a separação entre o pensamento e consciência. Em vez de ficarmos perdidos em nossos pensamentos, quando estamos despertos reconhecemos a nós mesmos como a consciência por trás deles. È o que chamo de presença e a melhor coisa que pode nos acontecer.
Eckhart Tolle
O despertar é uma mudança no estado de consciência que ocorre com a separação entre o pensamento e consciência. Em vez de ficarmos perdidos em nossos pensamentos, quando estamos despertos reconhecemos a nós mesmos como a consciência por trás deles. È o que chamo de presença e a melhor coisa que pode nos acontecer.
Eckhart Tolle
Em “Despertar de Uma Nova Consciência”
Imagem: Internet
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Seja a mudança...
"Certa vez, Ghandi disse: "Você precisa ser a mudança que deseja". Por quê? Porque o espelho não pode mudar sem você. E o mundo é apenas um espelho. Lembre-se, você só vê seus pensamentos. Quando você muda, a mudança acontece. Se você não muda, você apenas vivencia mais da mesma coisa. Não adianta dizer: "Serei aberto com você assim que você se abrir para mim", etc. Seja primeiro. Seja diferente, caso deseje um resultado diferente. Seja a meta.
.
Que decisões de "ser" você vai tomar hoje? Pense em suas metas, em seus desafios, em seus relacionamentos, e pergunte-se: "Meu modo de ser vai me proporcionar aquilo que realmente desejo?". Silencie por um instante e reajuste sua intenção de ser amável não importa o que aconteça, de ser bondoso apesar de tudo, de fazer sua luz brilhar, aconteça o que acontecer. Suas decisões de "ser" são tomadas entre você e Deus. Não permita que nada as afaste de você".
.
.
Robert Holden - "Mudanças acontecem"
.
Que decisões de "ser" você vai tomar hoje? Pense em suas metas, em seus desafios, em seus relacionamentos, e pergunte-se: "Meu modo de ser vai me proporcionar aquilo que realmente desejo?". Silencie por um instante e reajuste sua intenção de ser amável não importa o que aconteça, de ser bondoso apesar de tudo, de fazer sua luz brilhar, aconteça o que acontecer. Suas decisões de "ser" são tomadas entre você e Deus. Não permita que nada as afaste de você".
.
.
Robert Holden - "Mudanças acontecem"
Texto:Eliane
Imagem: Internet
Regozige-se....
“A Vida nunca entra em conflito, o que luta é a consciência que procura restringir a Vida, e não é
mais do que interferência junto à Perfeição que está sempre tentando se manifestar.
Se a pessoa ou eu exterior deixar apenas a Vida fluir em paz e permanecer em paz, o resultado manifestado será Perfeição - o Caminho Divino da Vida realizado.
Muitos que começam seriamente a atingir esta compreensão, ficam desencorajados e interrompem sua busca, porque estão procurando coisas em vez de regozijar-se com Deus, adorando a beleza e o poder da Grande Luz por Ela própria.
Se procuramos a Luz porque gostamos de adorar a Luz, os resultados são absolutamente certos,
e então estamos colocando Deus em primeiro lugar, como deve ser, para que o eu pessoal seja mantido em sua correta relação com a Vida.”
(Trecho do livro "Presença Mágica", de Saint Germain)
mais do que interferência junto à Perfeição que está sempre tentando se manifestar.
Se a pessoa ou eu exterior deixar apenas a Vida fluir em paz e permanecer em paz, o resultado manifestado será Perfeição - o Caminho Divino da Vida realizado.
Muitos que começam seriamente a atingir esta compreensão, ficam desencorajados e interrompem sua busca, porque estão procurando coisas em vez de regozijar-se com Deus, adorando a beleza e o poder da Grande Luz por Ela própria.
Se procuramos a Luz porque gostamos de adorar a Luz, os resultados são absolutamente certos,
e então estamos colocando Deus em primeiro lugar, como deve ser, para que o eu pessoal seja mantido em sua correta relação com a Vida.”
(Trecho do livro "Presença Mágica", de Saint Germain)
Compartilhado por Claúdia
Imagem: Maria_Magdalena_Jimenez
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Mude a sua mente e transforme a sua vida - CCA - Lição . 16
16. Enquanto eu acreditar que a raiva me traz algo que realmente quero, estarei em conflito e a paz fugirá de mim.
.
Aplicação: Embora eu saiba que expressar a minha raiva é uma parte saudável e importante da minha experiência humana, também sei que o apego à raiva nunca me trouxe paz, felicidade ou amor. Se ela fez algo por mim, foi ajudar a afastar de mim a paz, a felicidade e o amor. Hoje resolvi abandonar os pensamentos de raiva que fazem com que eu ou a outra pessoa nos sintamos culpados. Eu me lembrarei de que não posso sentir raiva - que é uma forma de medo - e amor ao mesmo tempo.
.
Gerald Jampolsky - "Mude a sua mente e transforme a sua vida"
Lições compartilhadas por Eliane.
Imagem: Iternet
Assombrado pelo passado
Não é preciso esquecer! Continue se lembrando! Você está tentando esquecer o amor que perdeu — mas quem consegue esquecer tentando esquecer?
Quanto mais tentar esquecer, mais se lembrará, porque até para se esquecer você tem que se lembrar!
Não tente esquecer. Faça disso uma meditação. Quando se lembrar do seu antigo parceiro, simplesmente feche os olhos e lembre-se da pessoa o mais profundamente possível, e logo você se esquecerá.
Osho, em "A Essência do Amor: Como Amar Com Consciência e Se Relacionar Sem Medo"
http://www.palavrasdeosho.com/
Quanto mais tentar esquecer, mais se lembrará, porque até para se esquecer você tem que se lembrar!
Não tente esquecer. Faça disso uma meditação. Quando se lembrar do seu antigo parceiro, simplesmente feche os olhos e lembre-se da pessoa o mais profundamente possível, e logo você se esquecerá.
Osho, em "A Essência do Amor: Como Amar Com Consciência e Se Relacionar Sem Medo"
http://www.palavrasdeosho.com/
Imagem:
http://media.photobucket.com/image/relationship%20without%20fear/expressioniste/xp/xp2/baroquebeautifulbeautycherryblosoms.jpg
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Desaprender as antigas lições...
"Desaprender as antigas lições e, assim, curar as atitudes que bloqueiam a percepção que temos da presença do amor na nossa vida não é tão difícil como pode parecer. Começamos a fazê-lo perguntando a nós mesmos, nos momentos em que sentimos angústia e pressão: Meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações estão neste momento em harmonia uns com os outros? Ou estou sentindo uma coisa, pensando outra, dizendo outra e fazendo outra? É exatamente essa desarmonia interior que nos causa dor, medo e angústia, e dissemina a confusão nos nossos filhos à medida que eles nos observam e aprendem com as nossas ações. Quando existe harmonia entre o que sentimos, pensamos, dizemos e fazemos, não sentimos nenhum conflito interior. Nossos relacionamentos com nós mesmos e com os outros, em especial com nossos filhos, tornam-se abertos, amorosos e tranqüilos. O amor que expressamos se expande, estendendo-se para o mundo. É importante notar aqui que sempre temos uma escolha quanto a querermos optar pela paz de espírito em vez de optar pelo conflito ou optar por amor em vez de optar pelo medo. Quando mudamos nossas atitudes para um sincero desejo de viver nossa vida mais honestamente em tudo o que pensamos, dizemos ou fazemos, sentimos harmonia e congruência dentro da nossa mente e nos libertamos da pressão ou da angústia que estamos sentindo".
.
.
Gerald Jampolsky
.
.
Gerald Jampolsky
Texto p/ Eliane
Imagemp/ Dalvinha
.
.
Marcadores:
Gerald Jampolsky,
mudança,
Viver melhor
A vida é uma viagem...
Não existe tempo, nem fórmula.
Não existe espaço nem doutrina.
Não existe razão nem medida.
A vida é uma viagem, uma aventura, um processo mágico e misterioso.
Os dias e noites se sucedem, alternando esperança e desespero; existem
confusões, tristezas, alegrias, certezas,incertezas....
O que podemos escolher, porém , diante dessa passagem pelos fatos que
passamos e causamos, é se queremos ou não acrescentar-lhes grandeza.
Nós seremos os artistas e juizes da nossa própria consciência conforme
os tempos passarem.
autoria desconhecida
Imagem compartilhada por Solange
Texto por Deluca
Minha canção...
Minha canção te envolverá com sua música, como os abraços sublimes do amor. Tocará o teu rosto como um beijo de graças. Quando estiveres só, se sentará a teu lado e te falará ao ouvido. Minha canção será como asas para os teus sonhos e elevará teu coração até o infinito. Quando a noite escurecer o teu caminho, minha canção brilhará sobre ti como a estrela fiel. Se fixará nos teus lindos olhos e guiará teu olhar até a alma das coisas. Quando minha voz se calar para sempre, minha canção te seguirá em teus pensamentos.
Rabindranath Tagore
Rabindranath Tagore
Pérola partilhada por Chris
Imagem página da Solange
A pressa mata o amor...
"A pressa mata o amor. Ela nos impede de ver o sentido na vida. Levantamos rápido, comemos rápido, nos vestimos rápido, vamos para o trabalho rápido, falamos rápido. No final do dia nos sentimos angustiados e cansados. Uma boa prática para ajustar o ritmo da respiração e dos pensamentos é começar o dia com uma breve meditação. Assim, mesmo que os eventos tentem nos pressionar, estaremos preparados para caminhar na velocidade correta."
Brahma Kumaris:
Imagem: Enviada pela amiga Chris.
Presença I AM
“Aceitando e mantendo a atenção na ‘Presença I AM’, a qualquer momento o indivíduo pode chamar a si todo o bem para uso externo da personalidade.
Então, conseguirá atrair para dentro do seu Ser e para o mundo inteiro tudo de bom que desejar.
Mas o maior poder que esta Realidade coloca sob o comando do eu pessoal é o uso do Amor Divino, como uma ‘Presença’ que caminha à sua frente, põe em ordem todas as atividades externas, resolve todos os problemas humanos e revela a Perfeição que deve vir para a Terra.
“O Amor Divino, sendo o Coração do Infinito e do indivíduo, é uma inteligente Chama sempre fluente que libera energia, sabedoria, poder e substância ilimitada.
Desprenderá bênçãos incomensuráveis para todos os que harmonizarem bastante suas próprias
personalidades, de modo a se deixar inundar por ele.
(Trecho do livro "Presença Mágica", de Saint Germain)
Texto compartilhado por Claúdia
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Reconhecer a verdade...
domingo, 15 de agosto de 2010
O efeito sombra ( sinopse do livro )
O que é a Sombra? Bem, a Sombra é tudo aquilo que não queremos ser, mas somos. É aquele sentimento escondido de todos, e aquele desvio de comportamento que uma pessoa considerada boazinha possui. É o desejo de se entregar ao vício, de explodir, de brigar. É toda a energia que tentamos não ter. Porém a Sombra é parte nossa, é algo bom. Escondida, pode transformar-se em maus pensamentos. Mas descoberta e compreendida, a Sombra nos levará ao caminho da plenitude! Sairemos da ilusão de que nossa obscuridade nos dominará e, em vez disso, veremos o mundo sob uma nova luz. A empatia que descobrimos por nós mesmos dará ignição para nossa confiança e coragem à medida que abrirmos nosso coração a todos ao nosso redor. O poder que desencavamos nos ajudará a confrontar o medo que esteve nos segurando e nos incitará a seguir adiante, rumo ao nosso mais alto potencial. Longe de ser assustador, abraçar a sombra nos concede uma inteireza, permite que sejamos reais, reassumindo nosso poder, libertando nossa paixão e realizando nossos sonhos.
Os três autores – Deepak Chopra, Marianne Williamson e Debbie Ford são os que mais venderam livros de auto-ajuda nos últimos 3 anos nos EUA, com exceção do Segredo. São nomes de poder na área, e contam com outros autores do mesmo segmento para testemunharem a grandeza deste livro.
A Sombra é um dos mais famosos ensinamentos de Carl Jung, e também é um assunto que continua em estudo em todas as áreas de auto-ajuda. Este é o primeiro livro de ensinamento popular e compreensível sobre como o efeito Sombra age em nossas vidas e no mundo ao redor. Através da experiente ajuda de Deepak, Marianne, e Debbie, finalmente a jornada em busca de quem realmente somos e da totalidade de ser está acessível. Podemos acessar forças escondidas em nós mesmos, desenvolver a coragem, acreditar nos insights e iluminar nosso caminho para a felicidade.
Fonte: www. sinopsedolivro.net
Marcadores:
Autoconhecimento,
Livros favoritos,
O efeito sombra
Felicidade
Todo o amor do mundo pode ser dado a você, mas, se você decidir ser infeliz, permanecerá infeliz. E você pode ser feliz, imensamente feliz, por absolutamente nenhuma razão - porque a felicidade e a infelicidade são decisões suas.
Leva muito tempo para perceber que a felicidade e a infelicidade dependem de você, porque é muito confortável para o ego achar que os outros estão fazendo você infeliz.
O ego insiste em criar condições impossíveis, e ele diz que primeiro essas condições precisam ser satisfeitas e somente então você poderá ser feliz.
Se você se observar corretamente, rirá de si mesmo. É ridículo, simplesmente ridículo. O que você está fazendo é absurdo. Ninguém está nos forçando a fazer isso, mas insistimos em fazé-lo - e gritamos por socorro. E você pode simplesmente sair disso; trata-se do seu próprio jogo - ficar infeliz e depois pedir simpatia e amor.
Se você estiver feliz, o amor fluirá em sua direção...não há necessidade de pedí-lo. Essa é uma das leis básicas. Exatamente como a água flui para baixo e o fogo flui para cima, o amor flui em direção à felicidade.
Osho
Texto inspirado no blog novinho em folha , "Eu sou ...Obra de Deus" da nova amiga Su.
Imagem: Internet
sábado, 14 de agosto de 2010
Máscaras
"Revelar as partes que aprendemos a reprimir é a chave para o entendimento de como desfrutamos da liberdade em algumas áreas da vida e nos comportamos como robôs em outras. É o medo que nos convence a usar uma das infinitas máscaras para nos esconder e construir uma personalidade - um figurino, por assim dizer - para ocultar quem realmente somos. Trabalhamos incansavelmente para criar uma fachada, para que ninguém decubra nossos pensamentos sombrios, desejos, impulsos e histórico pessoal. Foi a sombra do passado que nos levou a construir a face - a máscara - que mostramos ao mundo. Seremos alguém que gosta de agradar às pessoas, ou buscamos alívio do mundo ficando isolados, distantes e sozinhos? Nossa personalidade não foi criada por acidente, foi criada de modo a camuflar as partes que julgamos mais indesejáveis e a compensar o que consideramos nossas falhas mais profundas.
.
O problema em viver dentro dessas máscaras é o que eventualmente nos faz perder de vista quem realmente somos e as possibilidades para nossa vida. Ao ignorar a escuridão, inconscientemente extinguimos nosso poder autêntico, nossa criatividade e nossos sonhos".
.
Debbie Ford - "O efeito sombra"
.
O problema em viver dentro dessas máscaras é o que eventualmente nos faz perder de vista quem realmente somos e as possibilidades para nossa vida. Ao ignorar a escuridão, inconscientemente extinguimos nosso poder autêntico, nossa criatividade e nossos sonhos".
.
Debbie Ford - "O efeito sombra"
Texto compartilhado por Eliane
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Mude a sua mente e transforme a sua vida - CCA - Lição n. 15
15. Sempre que eu pensar que, para ser feliz, tenho de esperar por algum tempo futuro, estou escolhendo conscientemente não ser feliz no presente.
.
Aplicação: A felicidade é o nosso estado de espírito natural. Ela é uma decisão e uma escolha interior. Em última análise, ela nada tem a ver com os acontecimentos ou com as experiências do mundo exterior. Quando eu pensar que minha felicidade depende da obtenção de algo no futuro, eu me lembrarei de que ela só pode ser vivida no presente. Já que o agora é o único momento que existe, eu posso ser feliz neste momento ao escolher a paz de espírito como o meu único objetivo e ao dar o meu amor incondicional.
.
Geraldo Jampolsky
Lições compartilhadas por Eliane
imagem: Internet
Parentesco humano e divino
“Na verdade, um dos maiores prazeres é ficar em companhia daqueles que amais, por isso minha
alegria, esta noite, é realmente grande. Está próxima a ocasião em que compreendereis que todo o parentesco humano não é mais que criação do mundo físico. No Estado Excelso, todos são verdadeiramente Irmãos e Irmãs, Filhos e Filhas do Mais Alto Deus Vivo. Nessa fase da Vida, o sentido exato de amizade é compreendido e vivido, e quando corretamente compreendido torna-se o mais belo parentesco do Uni- verso.
(Trecho do livro "Presença Mágica", de Saint Germain)
Texto recebido da amiga Cláudia
Imagem: Internet
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Alimentos: O Último Segredo Exposto -
Videos recebidos da amiga Lena:
http://publicutility.blogspot.com/2010/08/alimentos-o-ultimo-segredo-exposto.html
Todos somos sagrados...
"Todos somos sagrados, no entanto, o problema é que nossas cicatrizes não se mostram assim aos olhos de outras pessoas. Em vez disso, elas se mostram como defeitos de caráter. Seus defeitos de caráter não dizem respeito a você ser mau, mas sim a estar ferido. Não importa quem ou o que causou o ferimento, agora ele é seu e você é responsável por ele. Você não pode viver com uma placa no pescoço onde esteja escrito: 'Não é culpa minha. Meus pais eram difíceis'. Sua única forma de sair desse enigma é assumir total responsabilidade por seus defeitos. Seus defeitos de caráter são sua forma de se sabotar, o meio de ferir a si mesmo e aos outros. Por isso, você precisa encará-los. Até assumir total responsabilidade por sua experiência, você não conseguirá mudar isso. Porém, uma vez que tenha verdadeiramente olhado para si mesmo, pode começar a se curar. Você abriu os olhos e agora vê. 'Vejo que fiz isso. Admito. Entendi'. Depois de assumir o que somos na sombra, podemos prosseguir na jornada de volta à luz".
.
Marianne Williamson - "O efeito sombra"
.
Marianne Williamson - "O efeito sombra"
Texto compartilhado por Eliane
Imagem: Um mimo da Denise.
.
.
Amar é libertar-se do medo
"Muitos de nós sentimos de vez em quando que estamos irremediavelmente presos na armadilha do mundo que vemos. Por mais que tentemos, simplesmente não conseguimos mudar o mundo e escapar de seus limites aparentes. Se nos lembrarmos de que são os nossos pensamentos que constroem o mundo, então podemos mudá-los. Mudamos o mundo que vemos mudando os nossos pensamentos a respeito dele. Ao mudar os nossos pensamentos, estamos, na verdade, mudando a causa. E, então, o mundo que vemos - o efeito - muda automaticamente. Um sistema de idéias transformado pode inverter o processo de causa e efeito tal como o conhecemos. Para a maioria de nós, esse é um conceito muito difícil de aceitar, devido à nossa reistência a renunciar à previsibilidade por nossos pensamentos, sentimentos e reações. Uma vez que sempre olhamos para dentro de nós antes de ver fora de nós, podemos perceber o ataque fora de nós somente depois de torná-lo real dentro de nós"
.
(Gerald Jampolsky)
.
(Gerald Jampolsky)
Compartilhado por Eliane.
Imagem: businessinsider.com
Marcadores:
Amar é libertar-se do medo,
Gerald Jampolsky,
mudança
Existe em nós um rio de sentimentos...
"Existe em nós um rio de sentimentos, no qual cada gota d'água é um sentimento diferente e cada um depende de todos os outros para sua existência. Para observar esse rio, sentamo-nos à sua margem e identificamos cada sentimento à medida que ele vem à tona, passa por nós e desaparece.
.
Podemos usar nossa respiração para entrar em contato com nossos sentimentos e aceitá-los. Se nossa respiração for leve e tranqüila — resultado natural da respiração consciente — nossa mente e nosso corpo irão lentamente se tornando leves, tranqüilos e claros. E da mesma forma nossos sentimentos. A observação plenamente consciente se baseia no princípio da "não-dualidade": nosso sentimento não está separado de nós nem foi causado apenas por algo externo a nós. Nosso sentimento é nosso eu, e temporariamente nós somos esse sentimento. Não submergimos nesse sentimento, nem nos aterrorizamos com ele, tampouco o rejeitamos. Nossa atitude de não nos agarrarmos aos nossos sentimentos e de tampouco rejeitá-los é a atitude de desapego, uma parte vital da prática da meditação".
.
Tich Nhat Hanh
.
Podemos usar nossa respiração para entrar em contato com nossos sentimentos e aceitá-los. Se nossa respiração for leve e tranqüila — resultado natural da respiração consciente — nossa mente e nosso corpo irão lentamente se tornando leves, tranqüilos e claros. E da mesma forma nossos sentimentos. A observação plenamente consciente se baseia no princípio da "não-dualidade": nosso sentimento não está separado de nós nem foi causado apenas por algo externo a nós. Nosso sentimento é nosso eu, e temporariamente nós somos esse sentimento. Não submergimos nesse sentimento, nem nos aterrorizamos com ele, tampouco o rejeitamos. Nossa atitude de não nos agarrarmos aos nossos sentimentos e de tampouco rejeitá-los é a atitude de desapego, uma parte vital da prática da meditação".
.
Tich Nhat Hanh
Texto compartilhado por Eliane
Imagem de Nicholas_T
Assinar:
Postagens (Atom)