A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Perguntas e respostas - FACIM Pergunta n. 1





Pergunta 1:

Parece que em algum ponto, todas as teologias convergem, e, ao fazê-lo, elas deixam para trás suas formas individuais e se tornam a pura Verdade. Estou tendo problemas para lidar com isso porque – isso implica em que as formas cristãs do Curso são... (perdoe-me)... descartáveis e temporárias. Sabendo disso, eu algumas vezes me vejo ficando impaciente com o contínuo antropomorfismo do texto, e gostaria que ele fosse mais direto. Desnecessário dizer, isso interfere com meu progresso pessoal, embora não com minha reverência. Em sua experiência, esse é um fenômeno comum? Isso passa com o tempo? É apenas uma estratégia do ego? Como eu deveria lidar com isso?

R: O contexto cristão do Curso tem sido um problema para os estudantes desde o próprio início, e eles têm levantado essa mesma questão importante que você está levantando. Para reafirmar e expandir ligeiramente sua pergunta, por que uma mensagem universal tem que vir em uma moldura religiosa tão específica? E isso não produz inevitavelmente mais separação, ao mesmo tempo em que nega a universalidade da religião específica?



Na verdade, a linguagem cristã do Um Curso em Milagres, para não mencionar a presença de Jesus através de todo o material, pode apresentar um grande desafio para muitos estudantes. Se seus egos estiverem procurando uma forma de invalidar o material, ou de colocar obstáculos ao aprendizado, então, Jesus e o cristianismo podem ser aliados úteis nessa batalha contra a verdade. Por outro lado, pedir ajuda ao Espírito Santo pode introduzir ainda outra sala de aula, na qual o perdão ao nosso especialismo pode alegremente ser aprendido.



Embora nunca haja a intenção de restringir o Um Curso em Milagres a um grupo cultural em particular, apesar disso, pode-se dizer que em sua maior parte, ele é direcionado principalmente a uma audiência ocidental. Sua linguagem, expressões culturais e elementos freudianos, platônicos e shakespearianos, todos falam a um leitor confortável com a tradição ocidental. E certamente pode-se dizer que a influência predominante no mundo ocidental durante os últimos 2.000 anos tem sido o cristianismo, com Jesus claramente sendo a figura dominante, tanto como um símbolo do amor do Céu, quanto do amor (e ódio) especial do ego. E então, não poderia haver um estudante ocidental – cristão, judeu, agnóstico ou ateísta – que de uma forma ou de outra não tenha sido afetado por Jesus ou pelas religiões que se desenvolveram em seu nome. Assim, a moldura cristã do Um Curso em Milagres provê uma oportunidade natural para que os estudantes pratiquem o perdão das suas experiências passadas.



No final, é claro, todos os símbolos específicos desaparecerão na Unicidade de Deus. Mas, até que esse dia chegue, precisamos que as especificidades sejam os pequenos passos de perdão que damos em direção a atingirmos a realidade não-dualista que reside além de todos os conceitos dualistas e além de todos os símbolos. Como o livro de exercícios diz: “O Próprio Deus dará o último passo. Não negues os pequenos passos que Ele te pede que dês até Ele” (LE-pI.193.13:6-7). Assim, os antropomorfismos cristãos refletem nossa própria visão antropomórfica em relação a nós mesmos, uma vez que, na verdade, não somos corpos nem pessoas específicas, mas pensamentos não-humanos na mente. No entanto, enquanto nos identificarmos com a pessoa específica cuja imagem vemos a cada manhã no espelho do banheiro, então, mais uma vez, precisaremos de um currículo de aprendizado que use símbolos específicos que nos encontrem na condição na qual pensamos existir (T-25.I.7:4). O cristianismo nos provê com um desses conjuntos de símbolos e, pela oportunidade que ele nos oferece, deveríamos todos ser gratos.


Postagem feita com autorização oficial de Kenneth Wapnick, da Foundation for A Course in Miracles (FACIM). Tradução: Grupo Mera.

Material disponível em inglês no site da FACIM: http://www.facimoutreach.org/

Agradecemos à nossa querida Lillian Paes por sua inestimável e amorosa ajuda na revisão dessas perguntas e respostas, e pelo maravilhoso e dedicado trabalho na tradução do Um Curso em Milagres para o português, proporcionando o acesso dos estudantes a todas essas bênçãos!

Gratidão à Eliane, por compartilhar.



(veja também: http://www.grupomera.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=128&Itemid=1&lang=pt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails