"Em primeiro lugar,quando você sentir angústia,você sentirá um tremendo tormento,uma profunda depressão... - um abismo insondável se abrindo diante de você,e você caindo nele.É terrível no começo, mas somente no começo.
Se você puder ser paciente,só um pouquinho paciente, e permitir o que quer que aconteça, logo, logo, você ficará ciente de uma nova qualidade em seu ser: tudo o que está acontecendo está ao seu redor, não está acontecendo em você. É algo externo, não interno.Até mesmo sua própria mente é algo do exterior.
No centro mais recôndito, há somente uma coisa. Esta coisa é: o testemunhar, a observação, a atenção, a consciência.E é a isso que eu chamo de meditação.
Sem a angústia você não pode meditar.Você tem de passar através do fogo da angústia. Ele queimará o lixo e o deixará mais limpo e rejuvenescido.
E o seu ser não está muito distante.Ele está aí, muito perto, mas simplesmente o zumbido de todos os pensamentos não lhe permite ouvi-lo, vê-lo, senti-lo.
A angústia é a indagação dentro da própria pessoa,pondo a interrogação nela mesma.
Vocês têm perguntado coisas como 'quem é Deus?' e 'quem criou o mundo?'. Todas essas perguntas são apenas para mentes retardadas.
Uma mente madura tem somente uma questão. Nem mesmo duas, apenas uma única questão:'Quem sou eu?'.E isso também você não tem de perguntar verbalmente, você tem apenas de estar no estado de questionamento. Você não tem de repetir 'quem sou eu?', você tem apenas de estar presente, atento, olhando... não perguntando verbalmente, mas perguntando existencialmente.
E essa questão existencial é terrível no começo, dolorosa no começo, mas traz todas as bênçãos no final.
Se você puder ser paciente,só um pouquinho paciente, e permitir o que quer que aconteça, logo, logo, você ficará ciente de uma nova qualidade em seu ser: tudo o que está acontecendo está ao seu redor, não está acontecendo em você. É algo externo, não interno.Até mesmo sua própria mente é algo do exterior.
No centro mais recôndito, há somente uma coisa. Esta coisa é: o testemunhar, a observação, a atenção, a consciência.E é a isso que eu chamo de meditação.
Sem a angústia você não pode meditar.Você tem de passar através do fogo da angústia. Ele queimará o lixo e o deixará mais limpo e rejuvenescido.
E o seu ser não está muito distante.Ele está aí, muito perto, mas simplesmente o zumbido de todos os pensamentos não lhe permite ouvi-lo, vê-lo, senti-lo.
A angústia é a indagação dentro da própria pessoa,pondo a interrogação nela mesma.
Vocês têm perguntado coisas como 'quem é Deus?' e 'quem criou o mundo?'. Todas essas perguntas são apenas para mentes retardadas.
Uma mente madura tem somente uma questão. Nem mesmo duas, apenas uma única questão:'Quem sou eu?'.E isso também você não tem de perguntar verbalmente, você tem apenas de estar no estado de questionamento. Você não tem de repetir 'quem sou eu?', você tem apenas de estar presente, atento, olhando... não perguntando verbalmente, mas perguntando existencialmente.
E essa questão existencial é terrível no começo, dolorosa no começo, mas traz todas as bênçãos no final.
Gautama, O Buda, disse: 'Meu caminho no começo é amargo, mas no fim é muito doce'.Que caminho? Ele não está falando sobre a religião budista - embora seja dessa forma que os monges budistas irão interpretar. Ele está falando sobre o caminho do qual eu estou falando - o caminho que o leva para dentro.
Sim, ele é amargo no começo, mas doce no fim. Ele é como a morte no começo e é a vida eterna no fim.
E todas as bênçãos da existência são suas.Você fica tão abençoadoque pode abençoar toda a existência.Esse é o significado da palavra 'Bhagwan': O Abençoado. O Abençoado nasce da dor aguda da angústia."
- OSHO -
Sim, ele é amargo no começo, mas doce no fim. Ele é como a morte no começo e é a vida eterna no fim.
E todas as bênçãos da existência são suas.Você fica tão abençoadoque pode abençoar toda a existência.Esse é o significado da palavra 'Bhagwan': O Abençoado. O Abençoado nasce da dor aguda da angústia."
- OSHO -
Gratidão ao amigo Deluca
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