A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O relacionamento curado




T-17.V.1. O relacionamento santo é a expressão do instante santo na vida desse mundo. 2 Como tudo o que diz respeito à salvação, o instante santo é um instrumento prático que é testemunhado pelos seus resultados. 3 O instante santo nunca falha. 4 A sua experiência é sempre sentida. 5 No entanto, sem expressão, ela não é lembrada. 6 O relacionamento santo é um lembrete constante da experiência na qual o relacionamento veio a ser o que é. 7 E como o relacionamento não-santo é um hino contínuo de ódio em honra daquele que o fez, assim também o relacionamento santo é uma alegre canção de honrar ao Redentor dos relacionamentos.
T-17.V.2. O relacionamento santo, um passo importante em direção à percepção do mundo real, é aprendido. 2 É o velho relacionamento não-santo, transformado e visto de forma nova. 3 O relacionamento santo é uma realização fenomenal de ensino. 4 Em todos os seus aspectos, como se inicia, se desenvolve e vem a se realizar, representa uma reversão do relacionamento não-santo. 5 Sê consolado nisso: a única fase difícil é o início. 6 Pois aqui, a meta do relacionamento é abruptamente deslocada para ser exatamente o oposto do que era. 7 Esse é o primeiro resultado de oferecer o relacionamento ao Espírito Santo, para que Ele o use de acordo com os Seus propósitos.
T-17.V.3. Esse convite é aceito imediatamente e o Espírito Santo não perde tempo para introduzir os resultados práticos do pedido que Lhe é feito. 2 De imediato, a Sua meta substitui a tua. 3 Isso é realizado muito rapidamente, mas faz o relacionamento parecer perturbado, desunido e até mesmo bastante angustiante. 4 A razão disso é bastante clara. 5 Pois o relacionamento tal como é, está em desacordo com a sua própria meta e é claramente inadequado ao propósito que foi aceito para ele. 6 Em sua condição não-santa, a tua meta era tudo o que parecia lhe dar significado. 7 Agora parece não fazer nenhum sentido. 8 Muitos relacionamentos foram rompidos nesse ponto e a busca da antiga meta restabelecida em outro relacionamento. 9 Pois uma vez que o relacionamento não-santo aceita a meta da santidade, nunca mais pode ser o que era.
T-17.V.4. A tentação do ego passa a ser extremamente intensa com essa alteração nas metas. 2 Pois o relacionamento ainda não mudou suficientemente para que a sua primeira meta perca por completo a atração, e a sua estrutura é “ameaçada” pelo reconhecimento de que ele é inadequado para cumprir seu novo propósito. 3 O conflito entre a meta e a estrutura do relacionamento é tão evidente que não podem coexistir. 4 No entanto, agora, a meta não vai mudar. 5 Firmemente estabelecida na relação não-santa, não existe outro caminho senão o de mudar o relacionamento de modo a se adequar à meta. 6 Até que essa solução feliz seja vista e aceita como a única maneira de sair do conflito, o relacionamento pode parecer intensamente desgastado.
T-17.V.5. Não seria mais benigno deslocar a meta com maior lentidão, porque o contraste seria obscurecido e o ego ganharia tempo para re-interpretar cada passo lento de acordo com o seu desejo. 2 Só um deslocamento radical no propósito é capaz de induzir a uma completa mudança de idéia a respeito da razão de ser de todo o relacionamento. 3 À medida que essa mudança se desenvolve e é, afinal, realizada, ele cresce passando a ser cada vez mais benéfico e alegre. 4 Mas no início a situação é vivenciada como muito precária. 5 Um relacionamento, empreendido por dois indivíduos para os seus propósitos não-santos, repentinamente tem a santidade como sua meta. 6 Quando esses dois contemplam seu relacionamento do ponto de vista deste novo
propósito inevitavelmente ficam horrorizados. 7 A sua percepção do relacionamento pode até mesmo vir a ser bastante desorganizada. 8 E apesar disso, a maneira antiga de organizar a percepção já não serve ao propósito que concordaram em alcançar.
T-17.V.6. Esse é o momento da fé. 2 Deixaste que essa meta fosse estabelecida para ti. 3 Isso foi um ato de fé. 4 Não abandones a fé agora que as recompensas da fé estão sendo introduzidas. 5 Se acreditaste que o Espírito Santo estava lá para aceitar o relacionamento, porque não acreditarias agora que Ele ainda está lá para purificar aquilo que tomou sob Sua orientação? 6 Tem fé no teu irmão, naquilo que apenas parece ser um momento difícil. 7 A meta está estabelecida. 8 E o teu relacionamento tem a sanidade como propósito. 9 Pois agora te achas em um relacionamento insano, reconhecido como tal, à luz santa da sua meta.
T-17.V.7. Agora, o ego aconselha da seguinte forma: substitui esse por outro relacionamento, ao qual a tua meta anterior era bastante apropriada. 2 Só podes escapar do teu desespero livrando-te do teu irmão. 3 Não precisas partir inteiramente, se escolheres não fazê-lo. 4 Mas, tens que excluir as tuas principais fantasias do teu irmão para salvar a tua sanidade. 5 Não ouças isso agora! 6 Tem fé Naquele Que te respondeu. 7 Ele ouviu. 8 Não foi bastante explícito na Sua resposta? 9 Tu não és totalmente insano agora. 10 Podes negar que Ele te deu uma declaração das mais explícitas? 11 Agora, Ele pede fé por um pouco mais de tempo, mesmo na desorientação. 12 Por isso passará e verás a justificação da tua fé emergir para te trazer uma convicção resplandecente. 13 Não O abandones agora e nem abandones o teu irmão. 14 Esse relacionamento renasceu como um relacionamento santo.
T-17.V.8. Aceita com contentamento o que não compreendes e deixa que isso seja explicado a ti à medida que percebes o propósito que opera nele para torná-lo santo. 2 Acharás muitas oportunidades para acusar o teu irmão pelo “fracasso” do teu relacionamento, pois haverão momentos em que ele parecerá não ter propósito. 3 Uma sensação de falta de objetivo virá te assombrar e lembrar-te-ás de todas as formas nas quais algum dia buscaste satisfação e pensaste que a tinhas achado. 4 Não esqueças agora da miséria que realmente achaste e não inspires vida ao teu ego cambaleante. 5 Pois o teu relacionamento não foi rompido. 6 Ele foi salvo.
T-17.V.9. Tu és muito novo nos caminhos da salvação e pensas que perdeste o teu caminho. 2 O teu caminho está perdido, mas não penses que isso é uma perda. 3 No que é novo em ti, lembra-te de que tu e o teu irmão começaram outra vez, juntos. 4 E toma a sua mão para caminharem juntos por uma estrada muito mais familiar do que agora acreditas. 5 Não é certo que vais te lembrar de uma meta imutável através da eternidade? 6 Pois escolheste apenas a meta de Deus, da qual a tua intenção verdadeira nunca esteve ausente.
T-17.V.10. Através da Filiação se ouve a canção da liberdade, em eco alegre à tua escolha. 2 Tu te uniste a muitos no instante santo e eles se uniram a ti. 3 Não pensas que a tua escolha te deixará sem consolo, pois o próprio Deus abençoou o teu relacionamento santo. 4 Une-te à bênção de Deus e não retenhas a tua. 5 Pois tudo o que ele necessita agora é a tua bênção, de modo que possas ver que nele repousa a salvação. 6 Não condenes a salvação, pois ela veio a ti. 7 E dêem boas-vindas a ela juntos, pois ela veio para unir a ti e ao teu irmão em um relacionamento no qual toda a Filiação é abençoada em conjunto.
T-17.V.11. Vós fizestes juntos um convite ao Espírito Santo para que Ele entrasse no vosso relacionamento. 2 De outra forma, Ele não poderia ter entrado. 3 Embora possas ter feito muitos equívocos desde então, fizestes também enormes esforços para ajudá-Lo no Seu trabalho. 4 E Ele não deixou de apreciar tudo o que fizestes por Ele. 5 Ele nem sequer vê quaisquer equívocos. 6 Tu tens sido grato deste mesmo modo para com o teu irmão? 7 Tens consistentemente apreciado os esforços positivos e deixado de ver os equívocos? 8 Ou a tua apreciação oscilou e passou a ser tênue diante do que parecia ser a luz dos seus equívocos? 9 Talvez estejas agora empreendendo uma campanha para acusá-lo pelo desconforto da situação em que te achas. 10 E por essa falta de agradecimento e gratidão, tu te tornas incapaz de expressar o instante santo e assim o perdes de vista.
T-17.V.12. A experiência de um instante, por mais forte que possa ser, é facilmente esquecida se permites que o tempo se feche sobre ela. 2 Ela tem que ser mantida brilhante e amável na tua consciência do tempo, mas na encoberta dentro dele. 3 O instante permanece. 4 Mas tu onde estás? 5 Agradecer ao teu irmão é apreciar o instante santo e assim permitir que seus resultados sejam aceitos e compartilhados. 6 Atacar o teu irmão não significa perder o instante, mas fazer com que ele seja impotente em seus efeitos.

2 comentários:

  1. Seguindo tua sugestão, eis-me na terceira leitura do texto, profundamente reclusa para um maior entendimento posterior (que acredito, virá).
    A complexidade parece estar na resistência...rsrs

    Obrigada pelo carinho...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise,

    Tua presença no meu blog, sempre deixa um rastro de energia amorosa. Agradecida.

    Sem um conhecimento prévio deste assunto, de fato o entendimento pode ficar complexo...

    Mas tente pensar em relacionamento especial, como nossos relacionamentos diários c/ as pessoas...( corpos/Ego , onde muitas vezes o ódio/raiva se esconde sob uma máscara de "amor" ) Relacionamento Santo como relação entre Mentes ( o corpo não é mais necessário ) e Instante Santo o momento de verdadeira comunhão/comunicação ( unicidade )

    É claro q esta é uma explicação muito simplificada...

    Que teu dia seja doce e sereno.
    Um beijo no coração!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails